Cotidiano

Seminário vai discutir soluções sobre crescimento desordenado de municípios do Estado

A iniciativa continua as ações discutidas na terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável

Debater, identificar e encontrar soluções conjuntas para transformar as cidades roraimenses em ambientes e espaços adequados. É com esse objetivo que nasce o I Seminário Rede Roraima Urbano 20-40. A iniciativa continua as ações discutidas na terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, ocorrida em outubro de 2016, em Quito – Equador. O Evento está programado para o dia 29/05, às 14h, no auditório do Pronat da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Um dos fatores que prejudica o desenvolvimento das cidades é a expansão urbana desordenada e que levam a outros agravantes, como por exemplo, moradores de baixa renda a ocupar áreas de proteção ambiental, beira de rios e córregos, distantes e inapropriadas, muitas vezes provocando danos ao meio ambiente e diversos transtornos à comunidade instalada.

“Na visão do todo é fundamental no contexto de um projeto de Cidade Sustentável, na antecipação dos problemas econômicos e sociais, e aqueles à longo prazo”, disse o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU/RR), Pedro Hees.

Boa Vista – A cidade de Boa Vista se insere no conjunto dos fatores a serem discutidos e trabalhados de forma integrada para a melhor gestão. Os gestores devem se atentar ao crescimento e desenvolvimento adequado, de acordo com as especificidades regionais e locais, o que ora pode ser constatado com a implantações de algumas ações, como por exemplo, as ciclovias e saneamento básico.

Hees ressalta que o planejamento urbano elaborado de forma coerente não é tarefa técnica. Antes de tudo, vitais da vontade política, participação comunitária e visão integradora de cultura cidadã. A partir desses princípios se estabelece a agenda política sustentada por conhecimentos técnicos multidisciplinares.