Cotidiano

Roraima tem 11 mil doadores de medula óssea cadastrados

Mesmo com esse quantitativo, Roraima ainda é o estado que menos apresenta doadores de medula óssea no Brasil

No “setembro verde” comemora-se o mês de incentivo à doação de órgãos e tecidos para transplantes, é quando também se chama a atenção para a doação de medula óssea. Em Roraima, 11 mil pessoas estão cadastradas no Redome (Registro de Doadores de Medula Óssea no Brasil).

A medula óssea é uma parte importante do corpo humano. Trata-se de um tecido que ocupa o interior dos ossos e tem um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas. Nas células sanguíneas estão localizadas as plaquetas, que atuam no sistema de coagulação do corpo, além dos glóbulos brancos e vermelhos, que atuam na defesa de infecções e transporte de oxigênio do organismo.

De acordo com a gerente do Núcleo de Captação de Doadores do Hemoraima, Juliane Uchôa, em Roraima, o desafio é aumentar o número de doadores.

“Roraima é o estado que menos apresenta doadores de medula óssea do Brasil. A procura pela unidade para realizar o cadastro de doador ainda é muito pequena. As pessoas têm receio de procurar a unidade para fazer o cadastro, até mesmo por não conhecer como funciona o procedimento de um transplante”, explicou Juliane.

Para doar a pessoa deve ter mais de 18 anos e pode doar até os 55 anos de idade (Foto: Arquivo FolhaBV)

COMO DOAR – Para se tornar um doador, é preciso comparecer ao Hemoraima portando um documento original com foto, preencher um formulário e coletar uma amostra de 5ml de sangue.

A pessoa deve ter mais de 18 anos e pode doar até os 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite), não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).

“O cadastro é feito em Roraima e, se o doador voluntário for compatível com algum paciente, o procedimento é realizado fora do estado, em um hospital especializado”, detalhou a gerente.

Em Roraima, a coleta é feita no Hemocentro, localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Quem se Beneficia do Transplante de Medula Óssea

O transplante de medula óssea é uma modalidade de tratamento indicada para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico.

Os principais beneficiados com o transplante são pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, e anemias graves (adquiridas ou congênitas).

Outras doenças, não tão frequentes, também podem ser tratadas com transplante de medula, como as mielodisplasias, doenças do metabolismo, doenças autoimunes e vários tipos de tumores.

INCENTIVO: Em 2017 foi sancionada em Boa Vista, a Lei Municipal de autoria da vereadora Magnólia Rocha, que dispõe sobre a isenção do pagamento da taxa de inscrição dos concursos públicos e processos seletivos promovidos pela administração Municipal Direta e Indireta para os doadores de medula óssea.