CULTURA BRASILEIRA

Produções nacionais terão plataforma de streaming exclusiva

Medida foi anunciada pelo Ministério da Cultura

Medida pretende incentivar o consumo do cinema nacional (Foto: Raisa Carvalho)
Medida pretende incentivar o consumo do cinema nacional (Foto: Raisa Carvalho)

Com objetivo de incentivar as produções audiovisuais do Brasil, o Ministério da Cultura anunciou a criação de uma plataforma própria de streaming para exibição de obras nacionais. A expectativa é que a plataforma seja lançada ainda este ano, já no segundo semestre.
A informação foi anunciada pela ministra Margareth Menezes, segundo informações da Folha de São Paulo. O relato inicial é que serão disponibilizadas séries, filmes, documentários, animações e outros conteúdos de artistas brasileiros.
A perspectiva ainda é que, com a união das produções em um só lugar, é mais fácil para o público brasileiro e estrangeiro interessado no conteúdo nacional possa acessar as produções. A perspectiva é que o novo streaming, ainda sem nome, facilite o acesso público às obras culturais, muitas delas de difícil alcance. Outro objetivo é que a plataforma também seja disponibilizada em escolas, para contribuir no planejamento de aula para professores, com exibição de filmes para estudantes.
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DO BRASIL – A medida faz parte de uma estratégia de valorização dos artistas nacionais que também está sendo discutida na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Inclusive foi recentemente aprovado um projeto de lei na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado tratando justamente do tema.
O projeto visa que as empresas responsáveis pelos streamings como Netflix, Disney e Amazon Prime, que disponibilizam o serviço no Brasil, sejam obrigadas a oferecer uma quantidade mínima de produções brasileiras. Por exemplo, a cada 2 mil opções, será necessário contar com pelo menos 100 obras nacionais. A proposta ainda deverá ser analisada na Câmara dos Deputados.