Cotidiano

Reforma no Parque Anauá vai custar R$120 milhões

São mais de 30 obras que vão de parque aquático inclusivo até campo de golfe dentro do parque

Com o objetivo de tornar o  Parque Anauá, o “primeiro parque inclusivo do Brasil”, o governo de Roraima iniciou a reforma do local.

Mais de 120 milhões de recursos próprios estão sendo usados em mais de 30 obras que vão desde pista de skate até campo de golfe.

Em entrevista para a Folha, o vice governador e secretário de obras Edilson Damião explicou que será feita uma ampla reforma no parque com construção de novos espaços.

“Teremos campo de futebol americano, campo de rugby, campo de basebol, campo de golfe. Vamos reformular a pista de kart, que terá arquibancada, com toda estrutura, teremos pista de arrancadão, motocross. Vamos fazer um novo restaurante ali no lago, um restaurante panorâmico, de vidro. Vamos construir o primeiro parque aquático inclusivo, principalmente para as crianças com necessidades especiais no Norte aqui do país. Vamos fazer uma praça de alimentação com food truck para que as pessoas possam vender os alimentos, em cada esquina do parque. Então o parque vai ser amplamente reformado e com certeza vai ser um novo parque da família roraimense que será muito bem frequentado pela população do estado” explicou Edilson.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, a série de obras que estão em planejamento e em execução no Parque Anauá, tem a  finalidade de modernizar o espaço e oferecer conforto e segurança aos frequentadores.

Duas etapas

As obras de revitalização do Parque Anauá foram divididas em duas etapas de serviço: a primeira, concluída, compreende uma lanchonete, duas quadras poliesportivas cobertas, um campo de futebol society, uma pista pavimentada para cooper, um relógio solar em granito, além da urbanização do local.

A segunda etapa está com mais de 80% concluída e compreende uma pista de atletismo de oito raias, que está sendo construída dentro dos padrões do Comitê Olímpico Internacional e um campo de futebol gramado, com sistema de irrigação e drenagem. A previsão de entrega é para o mês de fevereiro.

Também estão sendo previstas a reforma da Escola de Música e a construção de um novo museu. Além disso, serão construídas quadras de vôlei e de tênis, pista de atletismo e kartódromo, além da reforma total do Ginásio Totozão.

Toda a iluminação do Parque Anauá também passa por reestruturação, proporcionando mais segurança aos visitantes que utilizam o espaço de lazer e esporte no período noturno.

Restaurante Panorâmico

Outra novidade prevista para o maior espaço público de lazer de Roraima é a construção do Restaurante do Lago dos Americanos. O projeto está na fase final do processo de licitação, próximo da fase de homologação.

O novo local deverá ter uma área de 973,14 m2, contendo instalações de cozinha, dispensa, banheiros acessíveis, depósito para material de limpeza e área de mesas.

Praça das Fontes foi revitalizada

Foram entregues revitalizadas a Praça Interativa José Renato Haddad, conhecida popularmente como Praça das Fontes e a piscina olímpica, localizadas no complexo de esporte e lazer do Ginásio Totozão.

Desativada há dez anos, a Praça das Fontes passou por completa revitalização, e agora conta com iluminação em LED composta por 280 refletores que mudam de cor e com uma estrutura totalmente modernizada, incluindo mesa de controle para garantir a utilização segura do espaço. Foram investidos cerca de R$ 5 milhões com recursos próprios do Governo.

O local tem 10 mil metros quadrados, onde foram colocados três mil metros de grama, nova grade, nova pintura, as bombas injetoras foram substituídas, também foram implantados inversores de frequência para as águas se movimentarem e substituição da pavimentação molhada.

Por Cyneida Correia