Cotidiano

Provas do concurso da PF acontecem neste domingo

O concurso público da Polícia Federal (PF) acontece neste domingo, 23, após debates sobre a realização do certame. Com aval do Supremo Tribunal Federal (STF), a prova será aplicada para cerca de 320 mil inscritos.

Em janeiro deste ano, a instituição lançou edital de concurso público para o provimento de vagas nos cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista. No entanto, a realização da provas teve que ser adiada em março, em razão da pandemia do covid e as regras de isolamento, informou na época a banca organizadora do certame.

Porém, após o cancelamento, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para liberar a realização do concurso público. A maioria dos ministros acompanhou o entendimento do ministro Alexandre de Moraes. Para o ministro, a autonomia dos estados e municípios para tomar decisões de contenção da pandemia não pode interferir em questões relacionadas à administração pública federal.  O relator do caso, ministro Edson Fachin, defendeu a suspensão do concurso, mas ficou vencido. 

ENTENDA – Em janeiro, a PF lançou edital de concurso público para o provimento de vagas nos cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista. Os salários variam entre R$ 12,5 mil e R$ 23 mil.

Segundo o edital divulgado no Diário Oficial da União (DOU), o concurso será dividido em etapas, iniciando pela prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física e avaliação médica para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório. 

Para o cargo de delegado será necessária a realização de prova oral e avaliação de títulos e no caso do escrivão uma prova prática de digitação. Todos os cargos devem ainda passar por avaliação psicológica, sem caráter eliminatório.  A segunda etapa consistirá de curso de formação profissional a ser realizado no Distrito Federal