Cotidiano

Moradores registram imagens de inundação em Normandia

No segundo vídeo, os moradores mostram a situação da estrada nas proximidades no local

Moradores registraram em vídeo, imagens que mostram uma inundação nas proximidades da comunidade Pacú, em Normandia, norte de Roraima. 

“Aqui a Comunidade do Pacú toda debaixo de água, transbordando dentro da cozinha, o fogão tudo molhado. Nós estamos aqui, onde fica o quarto, todo o meu arquivo, tudo molhado, minha esposa arrumando e não temos uma saída, uma solução” relata o morador enquanto filma a situação.

No segundo vídeo, os moradores mostram a situação da estrada nas proximidades no local. 

Outro lado – A Folha de Boa Vista procurou o Governo do Estado que informou que está acompanhando de perto, através do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e da Defesa Civil Estadual, a situação das comunidades isoladas no município de Normandia devido ao grande volume de chuvas que atingiram o todo o centro Norte do Estado recentemente.

Segundo informações da Defesa Civil Municipal, as comunidades Matiri, Sucupira, Nova Canaã, Japo, Cachoeirinha, Camará, Pacu, São Pedro, Vizela, Mari Mari, Feliz Encontro, Monte Sinai, Cutia, Angical e Santa Maria estão isoladas.

Com o rompimento da BR-433, a comunidade Reposo e Vizeu ficaram completamente isoladas e a comunidade São Francisco teve acesso limitado sendo possível chegar somente pela estrada do Surumu. As comunidades do polo Lameiro também encontram-se isoladas, assim como as comunidades Raposa 1, Raposa 2 e Napoleão.

As equipes do Governo de Roraima permaneceram no munícipio de Normandia durante toda a semana passada, realizando vistorias nas vicinais, pontes e demais estruturas viárias que sofreram danos no inverno 2021. O isolamento das comunidades também foi objeto das vistorias, porém, segundo informações da Defesa Civil de Normandia, não é necessário, neste momento, o apoio estadual.

Segundo informações da Defesa Civil Municipal de Normandia, a prefeitura local adquiriu, no começo do inverno, um conjunto de 12 embarcações com motores de popa para auxiliar as comunidades isoladas. Tais embarcações estão sendo utilizadas nas ações de respostas e apoio as comunidades isoladas pelas próprias equipes municipais.

O Governo de Roraima informa ainda que mantém equipes do CBMRR e da Defesa Civil Estadual de prontidão para que, caso sejam acionadas, possam ser empregadas imediatamente.