Cotidiano

Matadouro público é interditado e abates de animais são suspensos

A suspensão dos serviços ocorreu nesta terça-feira (20), por determinação da Superintendência Federal de Agricultura

O Matadouro e Frigorífico Industrial de Roraima (Mafirr) está sem funcionar e não vem realizando abate de bovinos. A suspensão dos serviços ocorreu nesta terça-feira (20), por determinação da Superintendência Federal de Agricultura em Roraima (SFA/RR) devido a falta do SIF (Selo de Inspeção Federal )

A interdição foi solicitada para que a Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), responsável pelo matadouro, pudesse providenciar o selo.

O Serviço de Inspeção Federal, também conhecido pela sigla S.I.F., é um sistema de controle do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis ou não comestíveis.

Os fiscais verificam se o produto atende aos requisitos mínimos de qualidade para consumo, tais como a acidez no leite e a possibilidade de animais terem sido vendidos sem abate, ou seja, que já chegaram mortos ao abatedouro. Os produtos aprovados recebem um selo de aprovação.

Outro lado – A Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) vai recorrer da medida de interdição do Matadouro Frigorífico e Industrial de Roraima. A Assessoria Jurídica da Companhia foi acionada e adotará as medidas cabíveis.

A presidência da Codesaima reafirma o compromisso com a população do Estado em fornecer carne de qualidade, atendendo aos critérios sanitários exigidos, mas repudia qualquer ação repressora.