Cotidiano

Mais de um ciclista acidentado foi atendido por dia no HGR, em 2023

Nos primeiros cinco meses do ano, 181 atendimentos foram realizados pela unidade de saúde. Detran reforça orientações de segurança.

Ambientalmente correta e acessível, a bicicleta está cada dia mais presente na realidade das cidades brasileiras. No entanto, à medida que essa crescente presença é observada, os acidentes de trânsito envolvendo ciclistas se tornam mais frequentes.

De acordo com os dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR), até maio deste ano, foram registrados 181 atendimentos a ciclistas envolvidos em acidentes de trânsito. O número representa mais de um acidente por dia.

Apesar da redução em relação ao mesmo período do ano de 2022, quando foram registrados 217 atendimentos, o número ainda é preocupante. O presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito), Álvaro Duarte, aponta que a segurança e responsabilidade no trânsito são fundamentais para evitar acidentes.

“No caso dos ciclistas, o uso da bicicleta, independente da maneira como é utilizada, seja como lazer ou meio de transporte, os acidentes são cada vez mais recorrentes e eles precisam saber de seus direitos e deveres, assim como os outros condutores no trânsito e até mesmo pedestres”.

Ele afirma que as bicicletas têm prioridade sobre carros e motos, devendo o motorista dar passagem ao ciclista, que deve usar equipamentos de segurança que são obrigatórios, como sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, campainha, espelho retrovisor do lado esquerdo.

DADOS DO DETRAN

O Detran registrou, nos últimos dois anos, 276 acidentes envolvendo ciclistas. Destes, 124 em 2021 e 126 em 2022. Entre o total, 26 tiveram vítimas fatais, sendo 13 em 2021 e 13 em 2022. Os números divergem dos apresentados pelo SAME do HGR tendo em vista os casos que foram registrados em outras unidades de saúde ou que não tiveram a necessidade de atendimento médico.

O Detran dá algumas orientações para o trânsito seguro de bicicletas;

-Os ciclistas devem pedalar em boas condições físicas e psicológicas, evitar caminhos que apresentem riscos;

-Usar equipamentos de segurança como capacete, luvas e joelheiras;

-Cuidar da iluminação da sua bicicleta;

-Não andar na contramão;

-Tomar cuidado com as portas ao se aproximar de outros veículos;

-Não deixar de sinalizar suas intenções;

-Usar as ciclovias;

-Manter a distância dos outros veículos.