EM BOA VISTA

Mais de 2 toneladas de alimentos são entregues às famílias de comunidade afro religiosa

Alimentos fazem parte do Programa de Aquisição da Conab

Doação deve atender mais de 90 famílias da comunidade e pessoas em vulnerabilidade do bairro Bela Vista. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Doação deve atender mais de 90 famílias da comunidade e pessoas em vulnerabilidade do bairro Bela Vista. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A comunidade afro religiosa em Boa Vista recebeu 2.289 kg de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (PAA/Conab). A doação foi realizada pela Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos (CooperCinco).

Essa foi a primeira entrega à casa de Candomblé Egbé Yewalê Bemy, no bairro Bela Vista, por meio do programa. No entanto, a entrega de alimentos de doações já é algo realizado pela entidade religiosa. Segundo a equede (mãe e zeladora dos Orixás) Dona Rosa, mais de 90 famílias fazem parte da comunidade de matriz africana e serão beneficiadas com os alimentos.

“Temos 93 famílias da casa e mais o entorno do bairro com famílias carentes que damos assistência. […] Hoje a gente vê que nossa periferia tem essa necessidade de ter na sua mesa uma fruta, um alimento adequado e sem agrotóxico. Então para nós é uma satisfação e felicidade quando a gente recebe dos produtores porque nós vamos entregar para famílias carentes”, explicou Dona Rosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Dentro do PAA, a entidade doadora pode escolher quem receberá os alimentos. De acordo com Laudelino Peruzzo, diretor social da CooperCinco, a escolha da casa de Candomblé foi feita após doações anteriores, fora do programa, onde viram a possibilidade de atender mais pessoas.

“Temos quase 300 produtores que fazem a entrega de alimentos para programas. Então a gente entrega no Sesc Mesa Brasil e escolhemos eles e mais uma instituição [religiosa evangélica] para distribuir melhor as produções. Porque só participar das feiras sobra muito produto da roça e o PAA fortalece o agricultor [com a compra dos alimentos] quando não tem mais para quem vender”, reforçou Peruzzo.

+ Alimentos entregues pelo Mesa Brasil ajudam população na extrema pobreza em Boa Vista

Nessa entrega, a casa Egbé Yewalê Bemy recebeu melancia, cheiro verde, tomate, milho, quiabo, couve e laranja.

Programa de Aquisição de Alimentos

Quando acontecem as primeiras entregas de alimentos por meio do PAA, a Companhia Nacional de Abastecimento faz o acompanhamento. Isso garante anotações precisas dos itens, da quantidade de alimentos e de famílias beneficiadas com a compra e doação dos produtos.

“A logística funciona em, a unidade fornecedora elabora o seu cronograma de entregas e ela define como vai ser essa entrega. Semanal, quinzenal, fica a critério da cooperativa junto, claro, com os produtores e as possibilidades que eles têm de entrega. […] Todas as entregas têm que ter esse registro por parte da cooperativa e por parte da unidade recebedora também, porque futuramente é feito uma prestação de contas, onde então a Conab faz o pagamento dessa entrega e tem que seguir essa documentação de controle rigorosamente”, informou Weberton Rocha, do setor de logística e estratégia da Conab.

Cabe ressaltar que as inscrições para o PAA estão abertas. Os produtores rurais e as entidades recebedoras interessadas devem procurar as unidades do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater) nos municípios até 05 de março.