AGRICULTURA FAMILIAR

Inscrições do Programa Aquisição de Alimentos em RR estão abertas

Prazo vai até 05 de março nas unidades do Iater em todo o estado

Nutricionista diz que salada gera saciedade, mas não faz emagrecer (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Nutricionista diz que salada gera saciedade, mas não faz emagrecer (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

As inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foram abertas nessa quinta-feira (15). Os produtores rurais e as entidades recebedoras interessadas devem procurar as unidades do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater) nos municípios até 05 de março.

O PAA tem intuito fortalecer a agricultura familiar, oportunizando a participação de produtores rurais e entidades beneficentes. O programa também garante acesso à alimentação de qualidade para as comunidades. Conforme a coordenadora, Yoná Suanny, “em Roraima, o PAA é uma iniciativa que promove a integração entre agricultores familiares e comunidades em situação de vulnerabilidade, possibilitando o acesso a alimentos de qualidade e incentivando o desenvolvimento regional”.

Ao longo dos anos, o programa tem sido fundamental na promoção da inclusão social e na redução da pobreza no Brasil, beneficiando milhões de pessoas em todo o território nacional. Somente em setembro do ano passado, seis mil toneladas foram distribuídas de alimentos às pessoas em vulnerabilidade no estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“O PAA é implementado em parceria com estados, municípios e organizações da sociedade civil, sendo uma importante ferramenta de políticas públicas externas para a segurança alimentar e nutricional e para o desenvolvimento rural sustentável”, reforça o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Marcio Grangeiro.

Cadastro e documentos necessários

O cadastro, tanto de produtores rurais que querem vender quanto as entidades que querem receber, devem procurar as unidades do Iater nos municípios dentro do prazo.

  • No caso dos produtores, será necessário apresentar: Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada; Cópia legível do RG e CPF; e Cópia Declaração de Aptidão ao Pronaf do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (DAP/CAF) principal, que deverá estar dentro do período de validade e assinada.
  • No caso da inscrição de povos e comunidades tradicionais, na ausência da DAP/CAF poderão ser apresentados: Declaração do Tuxaua da comunidade chancelada pelo técnico do Iater ou da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas); e Declaração do CadÚnico devidamente assinado para os agricultores fornecedores prioritários (povos indígenas).
  • Já o cadastramento de entidades recebedoras será realizado com apresentação da: Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada; Cópia do CNPJ; Cópias do RG e CPF dos responsáveis pela entidade beneficiada (2 representantes); Comprovante do endereço da instituição; e Comprovante de inscrição da entidade no conselho municipal de assistência social.