Cotidiano

Magistrado de RR vira juiz auxiliar de desembargador federal no STJ

Enquanto isso, o juiz substituto Rodrigo Meireiles Ortiz, da 1ª Vara Federal de Roraima, passará a responder pela 4ª Vara da mesma seccional

O juiz federal Bruno Hermes Leal, da 4ª Vara Federal de Roraima, foi designado como juiz auxiliar do desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), João Batista Moreira – convocado para ocupar provisoriamente a Quinta Turma e a Terceira Seção do STJ (Superior Tribunal de Justiça), especializadas em Direito Penal.

João Batista foi convocado pelo STJ para ocupar temporariamente a vaga do ministro aposentado Jorge Mussi, que deixou a Corte em janeiro. Enquanto durar a convocação, o juiz substituto Rodrigo Meireiles Ortiz, da 1ª Vara Federal de Roraima, passará a responder pela 4ª Vara da mesma seccional. Os atos assinados pelo presidente do TRF-1, desembargador José Amilcar Machado, foram publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9).

Na carreira, Bruno Hermes já foi assistente jurídico, monitor e auxiliar em grupos de pesquisa na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), professor adjunto da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul) e analista judiciário da Justiça Federal do Rio Grande do Sul. Também atuou como juiz eleitoral em Roraima. Ele é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, especialista em Direito Processual Civil pela Unisc e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Por sua vez, Ortiz é juiz federal substituto do TRF-1 desde 2021. Antes da magistratura, ele foi procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU), analista processual do Ministério Público Federal (MPF) e assistente administrativo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É graduado em Direito pela UFPEL, especializado em Direito Processual Civil pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) e mestre em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg).