Cotidiano

Governo e Latam negociam parceria para criação de novos voos em RR

Acordo prevê concessão de benefícios fiscais para que companhia aérea passe a ofertar voos diurnos a Brasília e Manaus

O aumento na procura aliado à baixa oferta fez com que o Departamento de Turismo do Estado (Detur) iniciasse conversas com a companhia aérea Latam para a abertura de novos voos domésticos partindo de Roraima. 

O acordo, que está em fase final de negociação, prevê a concessão de incentivos fiscais como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para que a empresa passe a ofertar voos a Brasília e Manaus, ambos diurnos.

Conforme o diretor da Detur, Ricardo Peixoto, a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) prevê que, até março deste ano, período de transição entre a alta e a baixa temporada, ao menos a oferta de voos para a Capital federal possa ser finalizada. Já para a capital amazonense, a inclusão deve ocorrer até o fim do primeiro semestre. “Há a necessidade de voos, pois estamos com oferta baixa e a procura é alta. O que está ocorrendo é que o Estado propôs à Latam benefícios fiscais, como redução de ICMS sobre o querosene de aviação”, disse.

Segundo Peixoto, após o encaminhamento da proposta, a companhia aérea deu sinal positivo. “Encaminhamos a proposta e obtivemos a reposta da Latam, que entrou em contato com o governo concordando. Agora estão na fase de preparação da documentação”, explicou.

A implementação do teto de 12% para a alíquota de ICMS que incide sobre o combustível dos aviões está previsto no Projeto de Resolução 55/2015, aprovado pelo Senado Federal no ano passado. Representantes da Latam devem vir a Roraima nos próximos meses para fechar o acordo e iniciar a implantação dos novos voos. “Essa malha de alta temporada está pronta e não muda agora, porque a aviação é planejada. Mas teríamos o novo voo já na baixa temporada, que deve iniciar no final de março”, informou.

Atualmente o Aeroporto Internacional de Boa Vista opera com seis opções de voos, a maioria em horários noturnos. “Hoje está sendo maior a demanda, no sentido de que Brasília se estabeleceu no cenário nacional por ser local de articulação com os demais Estados. Até mesmo a Amazônia está ligada à Brasília. Com o voo diurno, teríamos a melhor interligação com as demais capitais”, destacou Peixoto.

LATAM – A reportagem da Folha entrou em contato com a companhia aérea Latam para solicitar mais detalhes sobre os planos de abertura de novos voos para o Estado.

Em nota, a empresa confirmou que tem mantido contato com representantes do Governo de Roraima e esclareceu que segue atenta às necessidades dos clientes para iniciar, ampliar ou adequar suas operações, e os voos são constantemente avaliados conforme a demanda de cada região. (L.G.C)