Cotidiano

Dom Evaristo Spengler é empossado bispo da Diocese de Roraima

Missa foi celebrada pelo Cardeal da Amazônia, dom Leonardo Steiner e contou com a presença de dom Mário Antônio e dom Roque Paloschi

Dom Evaristo Pascoal Spengler é empossado bispo da Diocese de Roraima na noite deste sábado (25), em frente à Catedral Cristo Redentor, Centro Cívico. O padre assumirá a diocese após quase um ano vacante.

Dom Evaristo chegou nesta quinta-feira (23) e no sábado ocorreu a Missa de Posse Canônica presidida, inicialmente, pelo Cardeal da Amazônia, dom Leonardo Steiner. O momento de boas vindas e benção ao novo governante católico no estado contou com a presença dos bispos anteriores, dom Roque Paloschi e dom Mário Antônio, e outros 13 bispos convidados.

Em coletiva de imprensa, o dom Evaristo disse que, neste primeiro momento, a Igreja está atenta para conhecer a realidade e a necessidade dos povos indígenas, ribeirinhos, migrantes e toda a população vulnerável.

“Estamos agora atentos para conhecer e somar nessa luta que realmente se faz necessidade: de uma Igreja nossa, mas na realidade. Queremos continuar nessa Igreja, que viva na fidelidade ao Evangelho e possa colocar-se na defesa dos mais fracos, dos mais pobres, dos mais vulneráveis. De modo especial, nesse momento, aos indígenas porque sofrem uma crise humanitária, sem precedentes, sem alimentação, sem saúde, com o meu terreno invadido”, comentou o bispo de Roraima.

Dom Evaristo também ressaltou a importância de medidas para enfrentamento do tráfico humano e do garimpo ilegal. A partir de agora, os trabalhos serão analisados para dar continuidade ao serviço social da Igreja católica.


Todos os padres, diáconos, irmãs e participantes da Igreja prestigiaram a Missa e cerimônia. (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)

Diocese vacante

Por quase um ano, a Diocese de Roraima esteve sem bispo após a eleição de dom Mário Antônio como arcebispo da Diocese de Cuiabá (MT), em fevereiro de 2022. O padre Lúcio Nicoletto, antigo vigário-Geral, assumiu interinamente como administrador Diocesano até que fosse eleito o bispo para Roraima. 

Dom Evaristo era bispo de Marajó e foi nomeado para a Diocese de Roraima pelo Papa Francisco no dia 25 de janeiro deste ano.