PRESTAR CONTAS COM O LEÃO 🦁

Declaração do Imposto de Renda começa nesta sexta, 15; Saiba como se preparar

O prazo para declaração vai até o dia 31 de maio

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade Roraima, Jouber Costa (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade Roraima, Jouber Costa (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O período para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) inicia nesta sexta-feira (15) e vai até 31 de maio. Entretanto, muitos ficam em dúvida sobre como se preparar para este momento, ainda mais após a divulgação das novas regras.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade Roraima, Jouber Costa, recomendou que a população não deixe o assunto para última hora, pois o risco de haver confusão e erros é maior. Além disso, citou quais documentos devem ser reunidos para a prestação de contas com o Leão.

“Além dos documentos pessoais, é necessário separar os comprovantes de rendimentos. Não pode esquecer nenhum comprovante, porque a Receita Federal faz cruzamento de dados e consegue identificar falta de informações. Se isso acontecer, a pessoa pode cair na malha fiscal”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Caso o contribuinte caia na malha fina, ele pode ter atrasos no recebimento da restituição e corre o risco de receber uma multa do Fisco. No caso de pessoas que perdem o prazo da declaração, o presidente afirmou que as punições podem incluir bloqueio do CPF e impedimento de saque de dinheiro em bancos.

“Para fazer a declaração, a pessoa pode baixar o aplicativo da Receita Federal no celular ou o programa no computador, mas também pode fazer de forma on-line. Porém, eu recomendo que todas as pessoas façam isso com um profissional de contabilidade de confiança, pois ele está habilitado para lidar com essas questões”, afirmou

Para quem é obrigatório declarar

A declaração é obrigatória àqueles que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte superior a R$ 40 mil. Também é obrigado a declarar quem obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos ou realizou operações na Bolsa de Valores.

Estrangeiros que se mudaram para o Brasil em qualquer mês do ano de 2023 e permaneceram nessa condição até 31 de dezembro do ano-calendário também precisarão declarar.

Tira-dúvidas

Em caso de dúvida sobre o IRPF, o bot interativo “Pergunte ao Léo” estará disponível para auxiliar a população no site da Receita Federal. A ferramenta também auxilia com outras dúvidas no preenchimento do IR.