UM SÉCULO DE HISTÓRIA

Mães centenárias recebem Comenda Orgulho de Roraima e são homenageadas em documentário

As idosas foram homenageadas pela Alerr em um projeto multimídia, que aborda experiências com a maternidade e as transformações durante o século de vida

As idades das homenageadas variam de 100 a 104 anos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
As idades das homenageadas variam de 100 a 104 anos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Seis mães centenárias receberam a Comenda Orgulho de Roraima da Assembleia Legislativa de Roraima (Alerr) nesta terça-feira (15), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. As mulheres foram homenageadas pelo Poder Legislativo no Dia das Mães em um projeto multimídia, que aborda experiências com a maternidade e as transformações na sociedade roraimense durante o século de vida. Na sessão, apenas quatro puderam comparecer.

As homenageadas foram Raimunda Ferreira, de 104 anos, Perolina Brilhante, de 103, Maria Júlia da Silva, de 102, Felícia Laureno, de 101, Celciana da Conceição e Maria Eulina, com 100. A idosa Maria Júlia conta com uma árvore genealógica extensa. Ao todo, são 11 filhos, 54 netos, 146 bisnetos, 120 trinetos e cinco tetranetos.

“Gostei do documentário, foi muito legal participar. Graças a Deus estou aqui hoje. Estou emocionada e orgulhosa de ver minha família aqui junto comigo”, disse a centenária, moradora de Caracaraí.

O servidor público Matheus Alves, de 25 anos, é bisneto de Maria Júlia e afirmou que, aos 102 anos de vida, os hobbies da bisavó incluem ir à igreja, costurar e pescar. “Ela é uma mãe muito presente e amorosa. Cuidou muito bem dos filhos, netos e bisnetos. A gente tenta aproveitar o máximo com ela”, contou.

Raimunda Ferreira, de 104 anos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Raimunda Ferreira, conhecida como “Dica”, comentou sobre a homenagem feita a ela e às outras mães centenárias: “gostei muito, estou muito feliz. Me sinto muito mais esperançosa. Foi muito bonito, estou grata”.

Projeto ‘Mães Centenárias’

A produção da Alerr inclui exposição fotográfica, documentário, livro e campanha de storytelling nas redes sociais. Conforme o presidente da Casa, Soldado Sampaio, o projeto é em homenagem a todas as mães de Roraima e a mostra está disponível para visitação no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, no hall da sede da ALE-RR.

Presidente da Alerr, Soldado Sampaio (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Nossa equipe identificou algumas mães centenárias no estado para participarem de um projeto que resgata toda a história e vida dessas mulheres. É uma forma de reconhecer todas as mães do estado”, explicou.

A mostra ficará exposta na sede até o dia 27 de maio. Posteriormente, a exposição seguirá para outros prédios do parlamento. Além disso, o presidente afirmou que, a quem tiver interesse de conferir de forma virtual, a mostra está disponível no site da Assembleia. As fotos ficarão expostas na página durante todo o mês.