Cotidiano

Chuva contínua provoca alagamentos e transtornos nos bairros da Capital

Vias importantes da cidade ficaram submersas, prejudicando a rotina das pessoas e conturbando o tráfego de veículos

Após uma quarta-feira de tempo abafado, a quinta-feira do boa-vistense foi de muita complicação por conta da chuva intensa. Por conta do grande volume de água, alguns bairros da Capital registraram pontos de alagamento, o que dificultou a locomoção de quem precisou sair de casa para trabalhar.

No bairro Buritis, zona oeste da Capital, a situação era de muita  complicação para pedestres e condutores. A Avenida dos Imigrantes, na divisa com os bairros Asa Branca e Caimbé, uma das vias mais movimentadas daquele setor, acabou virando um verdadeiro rio, dificultando o trânsito de veículos de qualquer tamanho.

A moradora Ágda Coelho, 42 anos, tinha reservado a manhã de ontem para registrar uma reclamação no Procon municipal, que funciona no segundo piso do Terminal de Integração João Firmino Neto. No final das contas, ela acabou sendo surpreendida com a rapidez com que a avenida ficou alagada. “Tive que esperar algumas horas até que pudesse sair de lá”, disse.

A cena da avenida alagada foi registrada por um dos funcionários do terminal, que também relatou dificuldades para sair. “A avenida ficou alagada rapidamente e quem tentou passar não conseguia. Teve inclusive um carro que parou no meio da avenida porque não conseguia passar. Foi bastante complicado sair de lá”, comentou.

No bairro Caimbé, a situação era a mesma. Na Rua Pastor Fernando Granjeiro, moradores relatam problemas na rede de drenagem da localidade. Sem ter para onde escoar, a água acabou tornando a rua um verdadeiro mar de lama. “A água se acumulou muito rápido, deixando praticamente todo mundo ilhado. Difícil lidar com uma situação dessas”, desabafou uma moradora.

METEOROLOGIA – Segundo o meteorologista Ramon Alves, o volume de chuva que vem caindo nos últimos dias na Capital está dentro do que é considerado normal para esta época do ano e que os prognósticos para os próximos dias também são de chuva em grande intensidade.

“Os meses de maio, junho e julho costumam ser os mais chuvosos e até o momento, a gente tem registrado volume de 150 milímetros, mas é possível que a capital atinja quantitativo de 300 milímetros até o final do mês”, disse Alves.

Prefeitura afirma que enviou equipe para analisar pontos de alagamentos

Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que encaminhou uma equipe até os locais citados na reportagem para analisar o problema.  Na Avenida dos Imigrantes, por exemplo, foi constatado que o local apresenta bom escoamento das águas e que nos dias de chuva intensa o volume é muito grande, o que acaba demandando um pouco mais de tempo para que o escoamento completo se inclua.

Destacou ainda que a chuva de ontem foi considerada contínua e intensa em alguns pontos e muitos locais apresentaram acúmulo de água na superfície dos pavimentos, mas todos com rápido escoamento de água, “devido ao trabalho constante de limpeza feito na cidade”.

“A Prefeitura ressalta que a população precisa colaborar evitando jogar lixo e entulhos nas ruas, bueiros, valas e igarapés, uma vez que isso causa grandes transtornos. Com a chuva, ocorre o entupimento dos bueiros, contribuindo com o processo de alagamento”, frisou. (M.L).