Cotidiano

Cartilha sensibiliza sobre descarte de resíduos sólidos

A indústria da construção é um dos maiores produtores de lixo do país, e causam danos significativos.

Uma cartilha para incentivar hábitos de consumo consciente e descarte de resíduos sólidos para as empresas públicas, privadas e pessoas foi lançada nessa quinta-feira, 13. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente. 

O titular da pasta, Alexandre Pereira dos Santos, enfatizou que a Cartilha ‘Grandes Geradores de Resíduos Sólidos Domiciliares’ traz instruções de um plano de gerenciamento dos resíduos. 

“O material visa instruir um plano de gerenciamento de resíduos sólidos de forma sistemática e operacional para organizar a geração, o transporte e a destinação correta dos resíduos de todos os estabelecimentos considerados grandes geradores”, explica. 

Iniciativa é da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente. (Foto: Nilzete Franco)

Além disso, ele explicou que para ser considerado um grande gerador a empresa ou pessoa tem que produzir mais de 130 quilos por mês de lixo. 
A superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Almecir de Freitas Câmara, esclareceu que o projeto foi uma parceria entre a FIER e a Prefeitura.

“Contribuímos na produção desse trabalho para que toda empresa tenha seu programa de gerenciamento de resíduo”, explica. 

A indústria da construção é um dos maiores produtores de lixo do país, e causam danos significativos. O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima, Neovânio Lima, esclareceu que a cartilha pode auxiliar na educação dos engenheiros e trabalhadores da construção civil. 

“Essa cartilha vai ser um marco para a população. A construção civil é uma das atividades que mais geram resíduos. Espero que esse material seja divulgado não só para os empresários, mas, também para todos os profissionais da engenharia civil”, concluiu.

Segundo o empresário, Ricardo Matos, isso movimentará a economia gerando emprego e renda.  “É muito importante essas iniciativas para educar a população. Da início a uma mudança de hábitos gerando civilidade, emprego e renda”, finalizou o empresário.