Cotidiano

Agricultores bloqueiam RR-205 em protesto contra situação de vicinais

Durante o ato, manifestantes colocaram um galho de árvore no meio da pista e exibiram cartazes, com dizeres como “S.O.S Paredão”.

Agricultores ligados à Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares (Agraf) bloquearam o km 65 da RR-205, em protesto contra a intrafegabilidade das vicinais do Projeto de Assentamento Paredão, em Alto Alegre, a 95 quilômetros de Boa Vista.

Durante o ato que começou na manhã desta segunda-feira (3), na rodovia estadual que liga a capital de Roraima ao município do Norte do estado, os manifestantes colocaram um galho de árvore no meio da pista e exibiram cartazes, com dizeres como “S.O.S Paredão”.

Na nota em que divulgava o protesto, o presidente da Agraf da vicinal 6 do PA Paredão, Reginaldo Souza Lima, disse o ato visa “sensibilizar e cobrar providências das autoridades competentes em relação ao gravíssimo problema que enfrentamos em relação as estradas”.

“São todas as vicinais que estão inacessíveis aqui mutias pessoas passam a pé aqui”, disse a moradora Leidi Fátima Ferreira do Nascimento, de 42 anos, exemplificando o caso das vicinais 6, 10 e Chorona.

Em nota, a Polícia Militar de Roraima disse ter deslocado uma viatura do município para o local da manifestação, que até o momento está pacífica, não havendo necessidade de reforço policial.

O que diz o prefeito de Alto Alegre

O prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado (PSD), disse que a manifestação é “justa” e ressaltou que a intrafegabilidade ocorre porque o solo na região não está preparado para o grande volume de chuvas, provocando os atoleiros. Reforçou ainda que a Prefeitura não consegue resolver o problema sozinha, portanto, se insere numa força-tarefa conjunta com o Governo do Estado e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para solucionar ou amenizar o problema.

“Eu pedi apoio ao Governo do Estado, que ainda hoje vai mandar as máquinas pra lá. A prefeitura vai mandar outras e a gente vai fazer essa força tarefa em conjunto pra solucionar ou amenizar o problema”, declarou.

Pedro Henrique falou ainda do “sonho” de asfaltar a vicinal 6, projeto que pode custar R$ 25 milhões e que ele busca recursos estaduais e federais para realizar a obra. Por fim, disse que o Executivo municipal deve começar, em até 15 dias, em convênio com o Incra, a recuperação das vicinais 9 e 10 e a metade da vicinal 6, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Nicoletii (PSL).

O que diz a Seinf

Em nota, a Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) disse que a manutenção de vicinais (incluindo as pontes) é de responsabilidade das prefeituras. Mas apesar disso, o Governo do Estado entende a dificuldade financeira de cada uma e, à medida que dispõe de recursos, contrata patrulhas mecanizadas para executar este serviço para melhorar a trafegabilidade dessas estradas.

Esclareceu, ainda, que fez um levantamento da vicinal Chorona e está em fase de finalização o projeto de implantação dessa estrada, que seguirá para licitação até dia 15 de janeiro, com previsão de início das obras para o mês de fevereiro, após concluir o trâmite da licitação.

Incra

A FolhaBV procurou o Incra e aguarda retorno.