Cotidiano

49 empresas instaladas no Distrito Industrial recebem título definitivo

Algumas empresas estão instaladas há mais de 20 anos no Distrito Industrial e sem título definitivo

O Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) entregou 49 títulos definitivos para empresas instaladas no Distrito Industrial. Os documentos foram entregues na manhã deste sábado, dia 5, pelo governador Antonio Denarium, durante o II Encontro de Empreendedores do Distrito Industrial Governador Aquilino Mota Duarte.

Domingos Viana, proprietário da empresa Estrela da Amazônia Polpa de Fruta, foi um dos beneficiados com o recebimento do título que propicia segurança jurídica. “Quem não tem documento não tem a terra. Com esse título, temos a base para investir e trabalhar com segurança. Estamos há 22 anos lutando, e há quase 20 anos trabalhando no Distrito. Esse documento vai ajudar a alavancar nosso empreendimento. Teremos melhores condições de investimento”, afirmou.

Conforme o presidente do Iteraima, Márcio Grangeiro, a ação faz parte do Programa Estadual de Regularização Urbana Aqui Tem Dono. “É um trabalho que proporciona segurança jurídica e proporcionar isso para as empresas no Distrito Industrial é muito importante, porque gera inúmeros empregos e nenhuma empresa sobrevive sem segurança jurídical”, afirmou.

“Estamos trabalhando no desenvolvimento do setor empresarial, reduzindo a taxa de desemprego e temos acumulado a geração de 11 mil empregos com carteira assinada, mesmo com a pandemia, com a migração e com o alto desemprego em todo o Brasil. Estamos construindo um Estado bom para empreender, bom para trabalhar, e onde todos possam ter oportunidade”, ressaltou o governador.

Investimentos no Distrito
Com 158 empresas instaladas, gerando cerca de quatro mil empregos, o Distrito Industrial tem recebido atenção especial do Governo, com aplicação de mais de R$100 milhões em obras estruturantes com pavimentação das ruas e regularização fundiária. 

“O Distrito foi inaugurado em 1980, até então, praticamente nada foi feito para melhoria da estrutura. Poucos tinham título definitivo, poucos tinham asfalto na porta. A união faz a força, o grupo se uniu e estamos aqui, uma grande parte já recebeu do Governo do Estado o título definitivo. A situação dos carvoeiros já teve encaminhamento. É uma solução não só para o Distrito, mas para os bairros vizinhos, porque a fumaça prejudicava muita gente. Agora temos também a solução do asfalto, as máquinas já estão trabalhando”, disse o empresário Remídio Monai.