VOLTA ÀS AULAS 📚

Como lidar com choro no primeiro dia dos filhos na escola? Psicopedagoga explica

Algumas crianças entendem que ir à escola pode ser um castigo, pois o ambiente de casa é sempre acolhedor e seguro

Graciela Ziebert orienta os pais em como lidar com o choro dos filhos no primeiro dia de aula (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Graciela Ziebert orienta os pais em como lidar com o choro dos filhos no primeiro dia de aula (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Um momento marcante na vida das crianças é o primeiro dia de aula em uma escola nova. Algumas se desesperam por ter que lidar com um novo ambiente e acabam chorando, deixando os pais aflitos com a situação. A psicopedagoga Graciela Ziebert (ABPP 14179), orienta os responsáveis em como lidar com a situação.

Uma das formas de lidar com a situação é levar a criança para conhecer o novo ambiente antes do primeiro dia. Um tour na escola e nos ambientes que a criança vai frequentar é uma forma de acalmá-la e a deixa preparada para o período letivo.

“Os pais tem que mostrar tudo que possa chamar atenção da criança nesse ambiente para que ela queira voltar pra lá quando for começar as aulas. Levar também a mochila que ela vai usar quando for pra escola é uma forma de atrativo para a nova rotina”, orientou Graciela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Essa preparação é fundamental para que a criança não interprete que a nova rotina é uma quebra no relacionamento com a família e com o ambiente de casa. Algumas crianças entendem que ir à escola pode ser um castigo, pois o ambiente de casa é sempre acolhedor e seguro.

Mudança na rotina da criança pode gerar o medo e o desespero que geralmente ocorre no primeiro dia de aula (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Outra recomendação é não levar os filhos de volta para casa quando houver choro

Um desafio para os pais, principalmente os de primeira viagem, é o de não querer ver o filho chorando na escola e acabar levando a criança de volta para casa. Graciela afirma que essa atitude deve ser contida para não atrapalhar o desenvolvimento dos filhos no ambiente escolar.

“Isso é um sofrimento maior pros pais do que para a própria criança, então os pais devem confiar na equipe com quem ele ta deixando o filho. Nas primeiras semanas de aula as escolas fazem a acolhida, que é uma programação para deixar os pequenos mais a vontade”, explica a psicopedagoga.

Não se atrasar para pegar os filhos na saída da escola é essencial, a criança deve confiar que os pais sempre voltarão para buscá-la.

Uma última dica é a de levar a criança na hora da compra dos materiais escolares

Envolver a criança na hora da compra dos materiais escolares é a última dica importante. Graciela afirma que fazer com que o momento vire um evento da família ajuda a criança com a ideia de ir a escola.

“Envolver a criança na hora da compra para ela já saber que aquele material é para ela ir para a escola é uma dica importante. Se os pais puderem estar juntos também na hora de ir deixar o filho no primeiro dia é essencial como apoio emocional”, finaliza Graciela.

Graciela Ziebert trabalha com o acompanhamento de crianças de 4 à 14 anos (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)