FÉRIAS

Como aproveitar as férias das crianças

Confira algumas ideias para planejar as férias das crianças sem tédio e sem telas

Family Playing Soccer
Férias são uma ótima oportunidade de conexão e interação com as crianças (Créditos: iStock/ vgajic)

O período de férias chegou, e com ele, uma ótima oportunidade de distrair as crianças sem o uso de telas. É um momento interessante para juntar a família, sair do tédio e descobrir novas atividades práticas e sem muitos gastos.

É de se esperar que as crianças, quando fora da rotina, estejam com bastante energia para gastar. Para isso, é preciso ter criatividade para aproveitar o momento juntos e afastar os pequenos do mundo digital.

As férias trazem benefícios como o lazer e os laços familiares para se desenvolverem social e emocionalmente. Isso mostra a importância de estar perto dos filhos na fase de maior aprendizado deles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Noite de cinema

Uma sessão de cinema em casa com um filme escolhido pelas crianças pode ser muito divertida. Organizar a sala, fazer petiscos e deixar tudo escuro são opções legais para sair da mesmice. É uma atividade boa para quem quer distrair e, ao mesmo tempo, ficar relaxado. 

Algumas dicas de filmes são: 

  • Bernardo e Bianca (1977);
  • As aventuras de Peabody e Sherman (2014);
  • O que será de nozes (2014).

Passeio no parque

Para sair de casa durante um dia ensolarado, uma boa ideia é ir a um local com muita natureza e que haja brinquedos para distração das crianças. Por isso, a sugestão do parque é viável para que toda a família curta um momento mais tranquilo e desfrute da recreação adequada.

Hora da confeitaria

As crianças costumam gostar muito de doces. Assim, separar um dia para eles colocarem a mão na massa e se divertirem aprendendo a fazer sua sobremesa favorita é, de fato, algo produtivo e divertido para os pequenos. 

Algumas sugestões: 

  • Bolo;
  • Sorvete;
  • Bala de coco.

Novo esporte

Uma nova modalidade de esporte para a família é o paintball, que utiliza arma de pressão para atingir o oponente sem causar danos ou lesões. E com criatividade, é possível até criar uma história de guerra para entreter as crianças. A brincadeira com arma de pressão pode pegar os pequenos de surpresa, e é bom para sair do sedentarismo.

Hora da história

Para finalizar o dia após muita brincadeira, a hora de dormir pode ficar muito mais divertida com uma história. Separe um livro de aventuras para ler ao pequeno antes do sono. Isso ajuda na criatividade da criança e abre espaço para uma boa relação parental.

Novos aprendizados

As férias também podem ser um caminho para matricular os pequenos em cursos de curta duração. O aprendizado não deve parar nunca, além de incentivar a criança a explorar novos hobbies e descobrir sua vocação.

Algumas dicas são: 

  • Aula de dança;
  • Curso de um novo idioma;
  • Aprender um instrumento musical.