COLUNA PARABÓLICA

A discrição da conselheira Simone Souza

Bom dia,

Rorainópolis 1

Uma das eleições mais disputadas no próximo ano promete ser a do município de Rorainópolis, na região Sul do Estado, e segundo maior colégio eleitoral de Roraima. Prova disso é que só nas últimas duas semanas foram dois anúncios públicos de apoio às pré-candidaturas por lá, isso fora as especulações nos bastidores.

Rorainópolis 2

Uma delas, da empresária do ramo de hotelaria Nilda Reginatto, aconteceu ontem e foi encabeçada pela deputada federal Helena Lima (MDB). A parlamentar esclareceu, em entrevistas às rádios locais, que a empreitada, até o momento, é individual e sem apoio de um grupo. Na semana passada, o deputado Duda Ramos, também do MDB, anunciou apoio à uma candidatura feminina, sem dar nomes, para aquele município.

Discrição

A presença da primeira-dama Simone Souza nas redes sociais tem sido muito mais discreta desde que tomou posse como conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mesmo durante a realização do Arraial do Anauá, promovido pelo Governo do Estado, ela se limitou a fazer algumas poucas repostagens e sem menção de destaque ao evento. Segundo fonte da Coluna, essa teria sido uma orientação recebida por ela.

Presidência

E por falar na conselheira Simone Souza, dois meses após ser nomeada, ela já é a presidente da Segunda Câmara do TCE, responsável por julgar processos de prefeituras e atos de admissão e aposentadoria. Não há na Corte exigência de experiência e nem tempo de serviço para ser presidente de uma Câmara, e a função é de convocar sessão e seguir o roteiro no dia do julgamento.

Superávit

Quem recebeu mais recursos decorrentes de superávit financeiro apurado no balanço patrimonial do ano passado foi a Junta Comercial de Roraima. O decreto de abertura de crédito suplementar, no valor de R$ 2.500.000,00, foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira, dia 24, e conforme o documento, o valor deve ser investido na administração de recursos humanos do órgão.

Ajustes

E por falar na Junta Comercial, a instituição publicou uma série de resoluções de ajustes administrativos e que, ao menos aparentemente, tornam mais transparentes várias normas, como as relacionadas à vedação ao nepotismo e conflito de interesses no exercício de cargos, por exemplo. Também foram regulamentadas as relações institucionais e governamentais e, finalmente, instituído o Portal da Transparência.

Extra

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), mais uma vez, recebeu recurso extra, dessa vez para aplicação, segundo publicação em Diário Oficial, de administração de recursos humanos. O decreto de crédito suplementar por excesso de arrecadação da ordem de quase R$ 53 milhões foi publicado no último dia 25, e será manejado pelos membros do Fundo Estadual de Saúde. Resta esperar que os órgãos de fiscalização e controle acompanhem de perto.

Petróleo

O Governo da Guiana adiou, pela quinta vez, o prazo para que empresas interessadas em 14 blocos offshore (marítimos) para exploração de petróleo apresentem suas propostas para o primeiro leilão competitivo daquela região. O prazo agora é dia 12 de setembro, conforme comunicados oficiais, por conta da finalização dos termos de contrato de partilha da produção e legislação para essa indústria naquele país.