Por Gildo Júnior
Em 05/12/2019

EDITORIAL

Prepare-se, arrume a mochila, pois continuaremos por nossa viagem a Santa Elena de Uairén, lembrando que fica a mais de 200km de Boa Vista, e falaremos de um turismo diferente, o de aventura, caiaque, rapel, parapente e muito mais, que te levarão ao extremo da emoção. Conheça seu mundo, conheça Roraima ao Extremo.

FICA A DICA

Repelente creme contra inseto, pois caso tenha se ralado o repelente tipo spray causará ardor, protetor solar, calça longa e leve, que possa ser molhada e que não seja preta porque atrai aos mosquitos, boné ou chapéu, medicamentos pessoais e caso tenha alergia a algo, avisar ao guia de turismo ou alguém que estará acompanhando na viagem, qualquer tipo de sapato, a pessoas que preferem ir de sandália tipo japonesa e meia, barraca e/ou rede, levar uma sacola grande para colocar objetos que não podem ser molhados caso chova no percurso como câmera fotográfica ou filmadora e celular.

Procure pela agência Ruta Salvaje em Santa Elena, para obter mais informações sobre hotéis, passeios e turismo de aventura ou também pela Clube Native através do 98120-9459 (Beto).

GRAN SABANA – TURISMO DE AVENTURA

Indo a Santa Elena de Uairén, se for em veículo próprio não esqueça de revisá-lo para não acontecer transtornos durante a viagem.

Passando por Santa Elena de Uairén, sede do Município de Gran Sabana, poderá visitar algumas cachoeiras à beira da estrada, também visitar a cachoeira da Água Fria, que o nome não faz jus, deveria se chamar cachoeira da água gelada ou congelada, uma área com várias cachoeiras e que serve como mirante para observar o Monte Roraima e os outros tepuis, e com certeza fazer lindas fotos.

Podemos visitar também a cachoeira de Jaspe que fica a 54Km de distância de Santa Elena, uma ótima cachoeira de massagem, basta sentar debaixo dela e sair relaxado para continuar a viagem, mas não esqueça que as pedras são escorregadias e o repelente que falamos no FICA A DIA aqui vai funcionar direitinho, pois tem muitos puri-puri, que nós conhecemos como pium.

Passando daí para visitar outras cachoeiras como a de San Francisco de Yuruani, Salto Pacheco, Salto Kama e outras, é necessário pagar o seguro do carro, e somente o dono do carro poderá conduzir o veículo ou o condutor deverá portar uma autorização do motorista, reconhecida em cartório, aqui mesmo em Boa Vista.

O QUE FAZER

Na Gran Sabana, além de cachoeiras e passeios off-road, em jeep´s 4x4, você também poderá sobrevoar a cidade ou a savana venezuelana com um parapente ou paramotor.

Saindo, da parte do ar, vamos para a água. Uma das cachoeiras mais visitadas, a já falada de San Francisco de Yuruani, fica na comunidade indígena de San Francisco, alguns quilômetros depois da primeira alcabala, a de San Ignácio, não esqueça de ter pago o seguro e da autorização para dirigir caso não seja o responsável pelo veículo. Esta cachoeira, tem 60 metros de largura e 9 metros de altura, o que possibilita ao visitante passar por baixo dela, será muito bom viver essa experiência, mas tenha cuidado, pois dependendo do período do ano, as águas estão muito fortes e qualquer descuido, poderá causar acidente.

Saindo da cachoeira, vamos pro body rafting, para aprender a como se deixar levar pelas águas, caso caia do bote na hora do rafting ou do caiaque, claro que com um colete salva vidas, essa é uma sensação cheia de emoção. Terminando o curso básico de como se lançar nas corredeiras, agora partimos pro rafting ou caiaque e é hora de enfrentar as corredeiras do Yuruani, a adrenalina rola solta nas veias, e agora é remar, se esquivar das pedras e se lançar dentro do bote na hora em que o guia gritar, PRA BAJO!

É possível fazer rapel em algumas paredes da serra em Santa Elena e em muitas cachoeiras. Também visitar a cachoeira Siete Saltos, que é linda e gigante e o rapel é muito mais perigoso, mas os guias rapeleiros são muito bem instruídos no quesito segurança.

Outra cachoeira fantástica e que fica no meio do nada é o Salto Oásis (talvez por isso leve esse nome). Água transparente e não é tão fria quanto as outras da região. Tem a parte da dificuldade para descer e chegar até ela, mas com toda certeza, vale muito a pena.

A ponte de Makunaima é uma abertura feita na rocha pela força da água. Durante anos a cachoeira foi passando por baixo da rocha até fazer uma abertura que dá a aparência de uma ponte. Um lugar lindo, e a água é de temperatura agradável.

Outro local para os apreciadores da natureza, tem o Salto Toron, ainda pouco explorada pelos turistas, um lugar lindo e que vale muito a pena conhecer. Além de proporcionar uma excelente vista, dá para fazer cada foto melhor que a outra.

Uma das maiores cachoeiras da região, o Salto Aponwao tem um grande volume de água e proporciona ao visitante aquela vista única. É um lugar para admirar e também tomar bastante cuidado, por que a força da água é desculmunual.

Outro local que me chamou muito a atenção e me deixou apaixonado foi o Saro Wapo. Uma região que tem desde cachoeira, corredeiras, e um poção que a turma aproveita para pular. Ah, para essa cachoeira vale muito a pena o uso do repelente, aí os bichinhos não perdoam mesmo.

Há também excursões para o Monte Roraima e outras regiões da Gran Sabana, inlcuindo o Parque Canaima, que serão temas de outras matérias aqui em seu Roraima ao Extremo.

BÓRA VIAJAR?

O Expresso Gran Sabana, da Clube Native, sai todos os sábados. Então, se quer ter um final de semana que promete muitas cachoeiras e muita adrenalina, entre em contato com essa equipe. Contato (95) 99115-4850/98102-0913 ou pelo Instagram @clubenative. Ah, a Clube Native sempre inova, seja com o Lual que já é sucesso ou com o rafting.

BORA DE TRIP

Aê pessoal, além de nossa coluna semanal, temos nosso blog www.boradetrip.com.br, que é uma extensão do que produzimos no Roraima ao Extremo, com vídeos, textos completos, muitas fotos e experiências que vivemos em nossas viagens por aí. O Bora de Trip tem conteúdo semanal, e já tem a matéria completa sobre como ir e o que fazer na Chapada Diamantina. Já está se preparando para sua próxima viagem? Passa por lá e pegue algumas dicas!

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail roraimaextremo@gmail.com ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.

Gildo Júnior
Desde: 2000-01-01
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Roraima ao Extremo
+ Ler mais artigos de Roraima ao Extremo