Política

Assembleia confirma indicação do senador Mecias para o TCE

Aprovação ocorre apenas horas após a comissão especial da Casa aprovar o nome do senador em sabatina fechada ao público

O senador Mecias de Jesus após sabatina na Assembleia (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O senador Mecias de Jesus após sabatina na Assembleia (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou em votação secreta, por 22 votos favoráveis diante de um contrário, nesta quinta-feira (21), a indicação do senador Mecias de Jesus (Republicanos), de 63 anos, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR).

O presidente da Assembleia, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), explicou que, mesmo que os parlamentares quisessem, não poderia abrir o voto, tampouco permitir orientação na votação, em respeito a entendimentos firmados no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os deputados Coronel Chagas (PRTB) e Tayla Peres (Republicanos) atuaram como escrutinadores para contar as cédulas impressas e garantir a lisura do processo.

Os parlamentares foram chamados individualmente para depositar os votos na urna. A deputada Joilma Teodora (Podemos), que participou de modo virtual da sessão, foi a única que não votou por causa da obrigatoriedade de preencher a cédula física.

A aprovação ocorre apenas cinco horas após a comissão especial da Casa aprovar o nome do senador em sabatina fechada ao público.

Em discurso, o senador fez um balanço das principais ações na política e enfatizou que não está deixando a vida pública.

“Estou mudando apenas de trincheira, vou continuar servindo Roraima como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado”, declarou Mecias de Jesus, ressaltando que deve demorar até dois meses para tomar posse no cargo porque precisa resolver questões burocráticas para deixar o Senado.

Próximos passos

Assim, o nome do parlamentar federal segue para nomeação do governador Antonio Denarium (Progressistas), seu aliado e responsável por indicá-lo.

Depois, o TCE irá marcar a cerimônia de posse do novo conselheiro, que ocupará a vaga deixada após a aposentadoria de Manoel Dantas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Mecias de Jesus poderá permanecer no cargo até os 75 anos, limite legal para aposentadoria compulsória.

Ele receberá salário de R$ 41.845,49 para exercer a missão de fiscalizar as contas públicas para que o dinheiro público seja usado de forma correta e transparente.

Mais cedo, em entrevista, o futuro conselheiro agradeceu a Denarium pela indicação e reconhecimento ao seu trabalho, negou “troca de favores” e qualquer “vaidade pessoal”.

“Fosse por vaidade eu continuaria como senador, seria porque ser senador é um cargo que honra muito no Brasil inteiro”, declarou o parlamentar, evitando dizer quem seria o político de seu grupo que herdaria seu papel de liderança.

Enquanto isso, em Brasília, a primeira suplente Roberta Leontina Xisto Acioly, cirurgiã dentista e ex-vereadora de São João da Baliza, herdará a vaga do senador para concluir o mandato até fevereiro de 2027.

Quem é Mecias de Jesus

Antonio Mecias Pereira de Jesus nasceu em 8 de fevereiro de 1962, em Graça Aranha (MA). Aos 12 anos, se mudou para Roraima, fixando residência em São João da Baliza.

Formado em Gestão Financeira, foi vereador do Município que o acolheu e deputado estadual por seis mandatos consecutivos. Foi o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) com mais mandatos, somando oito anos no cargo.

Em 2018, foi eleito senador com 85.366, deixando o arquirrival Romero Jucá (MDB) em terceiro e sem mandato após 24 anos.

Mecias de Jesus é pai do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-deputado federal Jhonatan de Jesus, além de aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.