Política

e-Título já pode ser baixado por eleitores de Roraima

Os eleitores de Roraima que possuem aparelho smartphone

Os eleitores de Roraima que possuem aparelho smartphone ou tablet não precisam se preocupar em ir a um Cartório Eleitoral para retirar a segunda via de seu título de eleitor. O e-Título, aplicativo que permite acessar uma via digital do documento está disponível e já pode ser baixado no celular. A novidade é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) que foi abraçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi adotada em todo o país.

Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor.

De acordo com Wanderlan Fonseca, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, os eleitores de Roraima já podem ter acesso ao documento digital. “De posse do e-título, o documento físico se torna desnecessário, o que significa economia de tempo, evitando-se deslocamentos aos cartórios eleitorais”, disse.

Fonseca lembra que os eleitores de Boa Vista, que, em função do rezoneamento, passaram da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral, e que puderem e quiserem baixar o aplicativo não necessitarão retirar seu documento no cartório. “O e-título contém todas as informações do documento impresso, a exemplo do número da zona, seção e local de votação”, lembrou.

Conforme regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral, o eleitor que tiver cadastrado biometricamente e baixar o aplicativo não necessitará apresentar carteira de identidade, a não ser que sua digital não seja reconhecida. “Nesse caso, a identidade é indispensável para dissipar qualquer dúvida, quanto à identidade do eleitor”, concluiu Wanderlan Fonseca.

COMO FUNCIONA – Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, disponível no Google Play e na App Store e inserir no aplicativo, o número do seu título eleitoral, nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.