Política

Teresa diz que administra BV como um todo e descarta candidatura ao Governo

A candidata à reeleição prometeu que, se eleita, pretende exercer o mandato até o fim e afirmou que tomou uma má decisão ao deixar o cargo em 2006

Candidata à reeleição na disputa pela Prefeitura de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB) foi a última prefeitável entrevistada no Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha 1020 AM. Ela destacou que desde que assumiu a função, em janeiro de 2013, administrou Boa Vista como um todo, com atenção para os bairros mais afastados. Teresa também afirmou que, se eleita, irá cumprir o mandato inteiro, descartando uma possível candidatura ao Executivo estadual em 2018.

A candidata afirmou que está concorrendo à reeleição para concluir o trabalho iniciado e preparar Boa Vista para os próximos 20 anos de desenvolvimento. “Tenho direito à reeleição e venho realizando um trabalho que tem mudado a vida de muita gente para melhor. Nesses próximos quatro anos, pretendo deixar a cidade preparada para os próximos gestores e estruturada para crescer nas próximas duas décadas”, detalhou.

Ao ser questionada se, caso eleita, iria desempenhar a função até o fim do mandato, em 2020, Teresa foi enfática. “Não vou sair com dois anos. Cometi um erro em 2006, buscando um sonho que não era hora. Esse erro não vou cometer novamente. Irei cumprir os quatro anos, não vou sair. Boa Vista precisa continuar avançando”, comprometeu-se a candidata.

Teresa também destacou que nos quatro anos que passaram ela administrou a cidade como um todo, com atenção para todos os bairros. “Boa Vista é uma cidade com necessidades diferentes em cada região. Olhamos a cidade por inteiro e trabalhamos em toda ela”, assegurou.

Ela afirmou ainda que a cidade é grande e possui um território extenso. “Os bairros crescem rapidamente. Alguns surgiram por programas de habitação do Governo do Estado. Entregavam material de construção e abriam valas na frente das ruas. Fui a única que trabalhei tapando valas e melhorando a infraestrutura. Cerca de 70% das obras foram feitas em bairros mais afastados, instalamos 50 km de tubulação e asfaltamos 120 ruas de um total de 450”, disse.

Nas áreas da saúde e educação, Teresa destacou a construção de novas unidades de ensino e reativação das unidades de saúde. “Reformamos praticamente todas as escolas e construímos novas unidades. Quando assumi a prefeitura em 2013 havia apenas sete postos de saúde funcionando, e hoje temos 32. Esse trabalho precisa continuar”, declarou.

Um dos problemas sociais mais graves atualmente em Boa Vista é a imigração de venezuelanos e haitianos. Para solucionar o problema, a candidata se propôs a realizar um trabalho em conjunto com Governo do Estado e Polícia Federal. “Muitos deles se alojam em locais públicos, sofrem com prostituição em alguns bairros. Começam a trabalhar por um preço mais baixo do que é a nossa referência. Temos que sentar e discutir o que cada um pode fazer para minimizar esse problema, pois essa situação se agrava ainda mais com a falta de emprego. Temos que sentar e planejar políticas públicas”, esclareceu.

CORTE DE GASTOS – Quanto ao corte de gastos, Teresa afirmou que a prefeitura atravessou um ano de crise, em processo de planejamento de controle de diminuição de gastos. “Cortamos R$ 100 milhões em obras.

Não vejo o fim desta crise ainda. Temos muito planejamento em Boa Vista, o recurso que temos é mínimo, passamos por muitos apertos. Pagamos fornecedores, funcionários e duodécimo em dias. Vamos fazer a continuidade deste trabalho”, comentou.

GERAÇÃO DE EMPREGOS – Teresa afirmou ainda que pretende investir em tecnologia e agronegócio para gerar empregos. “A saída para o desemprego é a tecnologia. Estamos investindo na criação de startups e a tecnologia nos auxilia neste trabalho. Também precisamos investir no agronegócio, queremos fortalecer o pequeno, o médio e o grande empreendedor. Iremos fazer isso por meio do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do município, que estará pronto em oito meses”, concluiu a candidata.