Política

Senadora busca recursos para a educação superior pública de RR

A senadora Ângela Portela (PT) foi ao Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, 26, para cobrar recursos para a Universidade Federal de Roraima (UFRR), além da instalação do Campus Zona Oeste e do Instituto Federal Indígena, ambos do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Na audiência, a senadora obteve a garantia do ministro Aloizio Mercadante da liberação do dinheiro. “São recursos fundamentais para a expansão da universidade em que o ministro vai trabalhar para livrar do corte de recursos decorrente da crise econômica. Ele garantiu que vai nos atender”, afirmou a parlamentar.

Em relação ao instituto indígena, previsto para a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, foram solicitados R$ 10 milhões para a abertura das instalações. Mercadante também se comprometeu a agilizar a liberação do dinheiro. Sobre o Campus Zona Oeste, que está inacabado, o ministro se comprometeu a liberar os recursos para a continuidade da obra. “Precisamos estimular, por meio da educação, o desenvolvimento regional, a agricultura sustentável”, afirmou o ministro.

UFRR – O reitor da UFRR, Jefferson Fernandes, participou da reunião para negociar com o MEC a criação de um curso de mestrado em Gestão de Terras Indígenas. Como resultado, o ministro determinou que as providências para a abertura do curso sejam aceleradas. (JL)