Política

Procuradoria-Geral da República abre inquérito contra Romero Jucá

Ação foi em atendimento a um pedido feito pelo senador Telmário Mota, em março deste ano, ao procurador-geral da República

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu abertura de inquérito para investigar com mais celeridade o suposto envolvimento do senador Romero Jucá (PMDB) no âmbito da Operação Zelotes. A suspeita é de que Jucá tenha recebido R$ 45 milhões em propina.

Com o aceite, a PGR já encaminhou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que Jucá seja investigado por lavagem de dinheiro, ocultação de bens e corrupção ativa. Os investigadores suspeitam que a quantia recebida é proveniente de esquemas de corrupção montado no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e, também, um esquema de compra de medidas provisórias nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) em favor da indústria automobilística.

PEDIDO – A ação do PGR foi motivada em atendimento a um pedido feito pelo senador Telmário Mota (PDT). Em março deste ano, o senador Telmário Mota apresentou pessoalmente a vários Ministros, inclusive ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, um ofício solicitando agilidade nas ações que investigam esquemas de corrupção com envolvimento de políticos roraimenses. De acordo com o senador, o objetivo é evitar a prescrição e a impunidade dos processos.

No documento, Telmário destaca que Romero Jucá assumiu o terceiro mandato consecutivo pelo Estado de Roraima, estando no poder há 20 anos e, atualmente, figurando como réu em quatro inquéritos.

“Umas das minhas maiores preocupações no estado de Roraima é que a nova geração, observando o que acontece na política local e na política nacional, está mudando seus paradigmas, chegando à conclusão de que o crime compensa. Roraima está dominado há anos por oligarquias de líderes poderosos e comprometidos com a desonestidade e assalto aos cofres públicos. Para piorar, a demora da justiça em analisar e julgar os casos de políticos locais leva os jovens à crença da impunidade, consolidando a decadência moral e o estímulo à prática de crimes e fraudes de todas as ordens em Roraima”, justificou Telmário Mota.

OUTRO LADO – A Folha entrou em contato com a assessoria do senador Romero Jucá, porém, mesmo confirmando o recebimento da demanda, a assessoria não enviou resposta. (JL)