Política

Gabriel Picanço diz que PRB estará no palanque da governadora Suely

Deputado estadual do PRB compõe a base aliada de Suely Campos desde o início da gestão do Governo do Estado, em 2015

Com a proximidade de 2018, ano eleitoral, possíveis candidatos já articulam alianças políticas. Na disputa majoritária pelo Executivo estadual, a governadora Suely Campos (PP) já vem se fortalecendo para uma possível reeleição. Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, 17, o deputado estadual Gabriel Picanço afirmou que o Partido Republicano Brasileiro (PRB), ao qual é filiado, irá compor o palanque da atual governadora.

Em recente entrevista ao Programa Agenda da Semana, o deputado estadual Mecias de Jesus, presidente regional do PRB, afirmou que irá disputar uma das vagas ao Senado por Roraima. Na ocasião, ele afirmou que não descartava uma candidatura independente, mesmo compondo a base aliada de Suely Campos na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Apesar da declaração do parlamentar, Gabriel Picanço afirmou que irá compor a base de apoio à reeleição da chefe do Executivo.

“Sempre converso com o deputado Mecias de Jesus e em nenhum momento ele demonstrou interesse em lançar uma candidatura independente. Ele é, sim, o nosso candidato ao Senado Federal. Iremos apoiá-lo e também à senadora Ângela Portela [PDT], já que nas próximas eleições devemos eleger dois senadores. Nós também estaremos ao lado de Suely Campos, pois acreditamos que essa é a melhor opção para Roraima”, disse.

Ele afirmou que Suely Campos é a melhor opção ao governo devido às mudanças que ela vem promovendo em Roraima. “Vejo que a governadora tem feito muito. Claro que nem tudo está 100%, mas ela acertou muito mais do que errou. O Plano de Cargos, Carreira e Remuneração [PCCR] dos servidores do Estado é um exemplo. Governos passados não tiveram coragem de fazer isso e ela fez. Ela equilibrou aquelas pessoas da parte administrativa que recebiam menos de um salário mínimo, que o Estado precisava complementar, isso não existe mais”.

Outro ponto positivo destacado por Picanço foi a prorrogação da validade de concursos públicos. “A governadora Suely Campos prorrogou todos os concursos pra ela chamar no decorrer do mandato dela. Essa semana ela vai fazer a última chamada do concurso da Sesau, que está próximo do fim da validade. Ela também prorrogou concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, ela chamou novos servidores, promoveu antigos”, frisou.

Ele afirmou que um dos empecilhos deste governo são as parcelas de empréstimos contraídas. “O primeiro mês do vencimento destes empréstimos foi no governo dela. Todos os meses são descontados R$ 22 milhões. Fora isso, a arrecadação caiu. Todo esse dinheiro poderia ser investido em infraestrutura de estradas e vicinais para garantir um melhor escoamento da produção da agricultura familiar, pois isso ainda é um grande problema”, destacou.

Quanto ao clima na ALE-RR após o aumento da base aliada, o deputado definiu como calmo e sereno. “Aqueles conflitos e discussões que haviam deram uma equilibrada.

Acredito que a governadora fez o certo. Ela precisava de governabilidade no Estado. Ela estava sem ter condições de governar. Aquela tensão que existia acabou, pois hoje estamos igual ao grupo opositor em quantidade, 12 pra cada lado. Quando se trata de votação temos vantagem, já que o presidente da Casa não vota”, disse se referindo ao deputado Jalser Renier (SD).