Cultura

Curso desenvolve técnicas musicais para trabalhar com a Terceira Idade

Estudo é coordenado pelo multi-instrumentista, Lisandro Bacchus

A música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia de maneira agradável ao ouvido e que tem evoluído com o passar do tempo. O filósofo Friedrich Nietzsche já dizia, “Sem a música, a vida seria um erro”. 

Sendo a música uma manifestação artística e cultural dos povos, ela é, sobretudo, um veículo usado para expressar sentimentos. Pensando assim, o Espaço Art – Academia de Música, localizado na rua Muricizeiro, nº 245, bairro Caçari, zona leste de Boa Vista (RR), está oferecendo aulas de teoria musical, musicoterapia e fonoaudióloga para idosos.

O estudo é coordenado pelo multi-instrumentista, Lisandro Bacchus, formado na Unasp-EC e que já atuou como regente do Coral da Prefeitura.

“As aulas para terceira idade são realizadas para pessoas que percebem a música como um meio de descontração, socialização e entretenimento. Existem poucos cursos do tipo em Roraima. A ideia é oferecer um novo aprendizado”, destacou o mestre.

E foi observando a quietação dos idosos que o Espaço Art decidiu criar o projeto de música para a terceira idade, ressaltou Bacchus.

“A prática musical para a terceira idade pode trazer diversos benefícios como a reativação da memória ao trazer elementos do passado, aumento da autoestima, socialização, além de promover o desenvolvimento criativo e expressivo. E dar aulas também para os idosos exige um trabalho focado e com muitos cuidados. Por isso, chamamos uma fonoaudióloga para fazer parte da equipe, porque a voz do idoso é mais delicada”, disse.

Para Bacchus, a música surgiu ainda na infância por incentivo da família, “Meus pais são músicos. Eles me ensinaram que a música é uma atividade extremamente benéfica, que estimula o bem-estar e atua como uma ferramenta para o cérebro, principalmente. Com a musicalização, eu realmente compreendi o processo de construção de conhecimentos, percebendo que seu principal objetivo é despertar, desenvolver e contribuir na formação global do ser humano”, finalizou.

A criançada, de 6 a 12 anos, também pode aprender canto, piano e teoria musical. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas pelo telefone 99114-2855 ou 98119-0570.

SERVIÇO:
Espaço Art – Academia de Música
Muricizeiro, nº 245, bairro Caçari
Informações: 99114-2855 ou 98119-0570

CURIOSIDADE:
A música evoluiu através dos séculos, resultando numa grande variedade de gêneros musicais, entre eles, a música sacra ou religiosa, a erudita ou clássica, a popular e a tradicional ou folclórica. Cada um dos gêneros musicais possuem uma série de subgêneros e estilos.