Política

Consultores visitarão municípios para finalizar relatório do ZEE

Em reunião marcada para hoje, consultores irão explicar como serão coletados os dados nas visitas a sete municípios

A finalização do relatório de Potencialidades e Limitações do Zoneamento Ecológico Econômico de Roraima (ZEE-RR) será tema de debate nesta quarta-feira, 22, a partir das 9 horas, no auditório da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). Participarão do evento representantes do Governo do Estado e membros da sociedade organizada.

Os acertos finais do relatório de Potencialidades e Limitações do ZEE-RR serão acompanhados pelos consultores Carmen Lúcia de Oliveira Pereira e Luis Otávio do Canto Lopes. Ambos farão, de 22 a 27 de março, visitas técnicas aos municípios de Boa Vista, Caroebe, Caracaraí, Bonfim, Amajari, Pacaraima e Rorainópolis visando colher informações que complementem o relatório.

Durante a reunião no auditório da Seplan, os consultores explicarão como será a metodologia de coleta de dados. De acordo com o coordenador do Zoneamento Ecológico Econômico de Roraima, Ademir Junes, os consultores têm grande experiência de trabalho no Zoneamento dos estados do Pará e Maranhão. “A experiência deles será compartilhada com técnicos de diversos órgãos, membros da sociedade organizada e o meio acadêmico, assim como o setor produtivo. Queremos que conheçam a metodologia que será seguida e desenvolvida pelos consultores”, disse.

METODOLOGIA – O trabalho dos consultores envolve a coleta de informações em documentos junto a prefeituras, associações, lideranças sindicais e visita a locais de referência de produção e atividades turísticas. Por meio deste trabalho pretende-se verificar a distribuição espacial de potencialidades energética, industrial, agronegócio, turismo, logística de transporte e a dimensão social.

Na elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico, o mapa de Potencialidades e Limitações é um dos itens que constituem a gestão do território, reunindo informações textuais e um banco de dados sobre dimensões ambientais, sociais, institucionais e econômicas.