Cultura

Como o nebulizador e o umidificador atuam na respiração do bebê

Umidificadores e nebulizador atuam de formas diferentes, mas ambos auxiliam na respiração do bebê

Umidificadores vêm em variedades frias e quentes de neblina, e são usados principalmente para aumentar a umidade em uma sala ou em casa. Nebulizadores só produzem névoa fria que é inalada através de uma máscara facial para administrar medicamentos para os pulmões. Ambos são utilizados para auxiliar a melhorar a respiração do bebê.

De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, como o bebê ainda não consegue fazer força suficiente para expelir as secreções e limpar o nariz, os aparelhos auxiliam a respiração do bebê. “Cada uma tem uma indicação específica, o nebulizador é um aparelho utilizado para algumas medicações que precisam ser inaladas, e ajuda ao pulmão a respirar melhor, o umidificador já atua no ambiente, indicando quando a umidade do ar está muito baixa ressecando as narinas, o ar que respiramos precisa ser umidificado”, explica.

Segundo ela, ainda existem outras medidas que auxiliam na umidificação do ar, como o uso de toalhas molhadas, uma bacia com água no quarto, Ter a manutenção adequada e limpeza do quarto com regularidade.

Soluções para o nariz seco do bebê

Se não nota nenhuma alteração no comportamento ou disposição do bebê, se come e dorme bem e está bem-disposto, provavelmente, não será necessário fazer nada. A congestão nasal acabará por passar sozinha.

Mas se o bebê está constipado ou com dificuldade em respirar ou alimentar-se, há 3 opções para ajudar a liberar as secreções:

Colocar uma gota de soro fisiológico em cada narina;

Lavar com água e aspirar o nariz;

Usar um umidificador.

Como funciona?

Nebulizadores só produzem névoa fria, que é inalada através de uma máscara facial para administrar medicamentos para os pulmões. Já o umidificador é uma pequena máquina elétrica que aumenta a umidade em uma sala, transformando a água em uma névoa. A máquina usa um pavio para puxar a água do reservatório até o pavio e passando aos que transformam a água em névoa. Um vaporizador é um tipo de umidificador de névoa quente, enquanto um impulsor é a variedade de vapor frio.

Outras diferenças

Enquanto um umidificador pode ser usado para acabar com catarro nas infecções das vias respiratórias superiores e inferiores, ele também é usado para tratar a pele seca e dores de cabeça de sinusite.

Um nebulizador é utilizado quase exclusivamente para o tratamento de doenças respiratórias. Enquanto o umidificador ejeta a névoa no ar para que todos possam respirar, o nebulizador ejeta o medicamento em uma máscara para o doente respiratório.