Política

Mulheres formam 50,5% do eleitorado de Roraima

São 164.311 eleitoras contra 160.492 eleitores masculinos; Ao todo, 324.805 eleitores roraimenses estão aptos a votar

A participação das mulheres nas eleições gerais de 2016 vai ser maior que a dos homens em Roraima. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), ao realizar o perfil do eleitorado no Estado, que está disponível para consulta no site do TRE-RR (www.tre-rr.jus.br)

As mulheres formam 50,5% do eleitorado e a porcentagem de eleitoras corresponde a 164.311 mulheres. Já os homens são equivalentes a 49,4%, ou seja, 160.492 do eleitorado total. Duas pessoas não informaram o sexo.
No total, mais de 324.800 eleitores estão aptos a votar para escolher os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O número representa um crescimento de 11% nos últimos quatro anos, quando havia 292.545 eleitores registrados na Justiça Eleitoral.

A maior parte dos eleitores está localizada em Boa Vista, que concentra 62,67%, somando 203.575 pessoas. O segundo maior colégio eleitoral está em Rorainópolis, com 17.308 eleitores, representando 5,32%. Na sequência aparecem Caracaraí (13.412) e Mucajaí (11.978). O menor colégio eleitoral em Roraima é São João da Baliza, com 4.820 eleitores.

A maioria das eleitoras é formada por mulheres de 21 a 49 anos, um total de 108.998, o que representa 33,5%. A maioria dos homens que estão aptos a votar está na faixa dos 21 aos 49 anos, o número correspondente a 102.914.

Com esse quadro, Roraima fica parecido com a média nacional: dos 144.088.912 brasileiros aptos a votar em todo o país em 2 de outubro, conforme o TSE, as mulheres são maioria do eleitorado em 2016, com 75.226.056 eleitoras, o que corresponde a 52,2%, enquanto o eleitorado masculino representa 47,7%, somando 68.767.634.

ANALFABETOS – Apesar de o alistamento eleitoral ser facultativo para os analfabetos, em Roraima existem 11 mil cidadãos nessa condição, que requisitaram título de eleitor junto ao Tribunal Regional Eleitoral e estão aptos a votar em outubro. Por outro lado, a maior fatia do eleitorado possui ensino fundamental incompleto – 72 mil (22,4% do total).

ELEIÇÃO – Segundo o TSE, 92 municípios poderão ter segundo turno porque têm mais de 200 mil eleitores. Em 2.380 cidades haverá votação com identificação biométrica, sendo que em 1.540 haverá 100% de biometria e em 840 cidades o sistema será híbrido, com a verificação pela digital apenas para parte dos eleitores, aqueles que já possuem dados coletados.

Prestação de contas deverá ser enviada à Justiça Eleitoral a cada 72h

Nas eleições municipais deste ano, os candidatos e partidos devem ficar atentos a uma novidade trazida pela Reforma Eleitoral 2015. Agora, as doações recebidas e os gastos de campanhas, que constam na prestação de contas, devem ser informados a cada 72 horas à Justiça Eleitoral, contados do recebimento do crédito em conta corrente. Até as eleições de 2014, a JE era informada sobre o financiamento de campanha em três oportunidades: na primeira parcial de campanha, na segunda e na prestação de contas finais.

Como forma de agregar ainda mais transparência ao processo eleitoral, a divulgação dos dados de registro de candidatura e de financiamento de campanha foi centralizada. As informações podem ser consultadas no sistema Divulga Cand Contas, disponível no portal do TSE.

DESCUMPRIMENTO – Caso os candidatos e partidos não informem, em até 72 horas, sobre os recursos de campanha, o maior efeito será em relação à transparência, pois não há sanção prevista na legislação eleitoral. No entanto, a Justiça Eleitoral recebe dos bancos os extratos eletrônicos das campanhas e, caso um candidato deixe de informar as suas contas, qualquer cidadão poderá verificar a ausência de informações.

ARRECADAÇÃO – As informações de prestação de contas de campanha passarão a ser disponibilizadas no Divulga Cand Contas a partir do dia 15 de agosto, data limite para que os candidatos e partidos tenham cumprido os pré-requisitos exigidos para o início das arrecadações – requerimento do registro de candidatura; inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); abertura de conta bancária específica destinada a registrar a movimentação financeira de campanha e a emissão de recibos eleitorais.