Por Francisco Cândido
Em 26/10/2016

PRAÇA TENENTE AVIADOR FERNANDO DE MEDEIROS
(Praça de Alimentação, anexa ao Portal do Milênio, na Avenida Ene Garcez dos Reis)

Na Base Aérea estão sediadas três Unidades Militares: o 1º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação de Caça “Esquadrão Escorpião”, com exímios pilotos nas aeronaves A-29 Super Tucanos; o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Boa Vista (com serviços de meteorologia, comunicações aeronáuticas, controle de tráfego e auxílio-rádio à navegação aérea); e a Prefeitura Militar de Aeronáutica (gerencia os imóveis residenciais dos militares).

Além do Comando Geralda Base Aérea, com sua infraestrutura de trabalho, o 1º Esquadrão do 3º Grupo de Aviaçãode Caças “Esquadrão Escorpião” notabilizou-se por sua eficácia na vigilância e proteção dos céus de Roraima. Este Esquadrão aéreo realiza as seguintes missões: Interceptação de aeronaves no ar, Reconhecimento Visual Aéreo, Controle Aéreo Avançado, Escolta de aviões e o combate no Ar em Operações Especiais.

Os Pilotos deste Esquadrão são reconhecidos como os melhores da Força Aérea e era desta elite que fazia parte o Tenente-Aviador Medeiros. Ele foi o jovem piloto que sacrificou a própria vida para evitar que o seu avião não caísse na área residencial do Ríver Park, no Bairro Paraviana. O acidente aconteceu em Boa Vista no dia 04 de abril de 2007.  

O que aconteceu: Aviões de caças turboélice Super-tucano A-29 da Força Aérea Brasileira, que voltavam de um treinamento de três semanas na Base Aérea da Serra do Cachimbo (no Pará) fez uma escala para reabastecimento em Manaus/AM, antes de prosseguir o voo para sua Base aqui, em Boa Vista. Quando chegaram, quatro dos aviões conseguiram pousar. Mas, os outros quatro ainda estavam no Ar quando foram surpreendidos por uma repentina tempestade, com rajadas de vento, raios e chuva forte, impedindo a visão dos pilotos, que tiveram de ficar dando voltas, esperando vislumbrar a pista de pouso.

Três destes aviões fizeram pousos forçados (um às margens da BR-174, no sentido Venezuela; o segundo, que vinha logo atrás, pousou em um sítio também próximo da BR-174. E, o terceiro fez um pouso de emergência numa pista particular da empresa Paramazônica Táxi Aéreo Ltda., na zona rural de Cantá). Já o quarto avião, que era pilotado pelo 2º tenente Fernando Wilmers de Medeiros, 25 anos, estava voando sobre Boa Vista, próximo do Aeroporto, quando uma das asas bateu numa Antena de Telefonia, no River Park, no Bairro Caçari. Nestes casos, as normas de procedimentos aconselham que o co-piloto salte primeiro, para evitar sofrer queimaduras quando da ejeção do assento do primeiro piloto que está à sua frente. E, foi o que fez o co-piloto, o 2º Tenente-Aviador Leonardo André Haberfeld Maia. Ele conseguiu ejetar-se do avião e se salvou, graças ao paraquedas acoplado ao assento. Mas,1º Piloto, o Tenente Medeiros, mesmo ejetando o assento, já estava muito próximo do solo e não deu tempo do paraquedas abrir de forma correta, antes de cair em terra.

O Tenente Medeiros, ainda em pleno voo, teve a capacidade operacional de gerenciar o problema, evitando que o seu avião caísse sobre as residências próximas à praça. Em um ato heroico, ele preferiu se sacrificar oferecendo a própria vida para salvar muitas outras.

 O Tenente-Aviador Fernando Wilmers de Medeiros, filho do casal Roberto Carvalho de Medeiros e Priscila Isabel Aranha Wilmers Bruce, nasceu em São Paulo no dia 09/03/1982, Era casado com a senhora Aline Cristina Lopes Cinalli Medeiros - também Oficial da Força Aérea-, e,ambos servindo na Base Aérea de Boa Vista.

O Tenente Medeiros ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar em 07/02/2000, promovido a Aspirante-a-Oficial em 02/12/2005 e a 2º Tenente em 31/08/2006, na Academia da Força Aérea. Serviu em 2006 no 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação em Natal, no Rio Grande do Norte, apresentando-se no 1º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação em Boa Vista, Roraima, em 05/01/2007. Era exímio aviador, com 295 horas de voo e, no avião Super-Tucano A-29, com 133 horas de voo. Havia ainda pilotado vários outros tipos de aeronaves.

Como se vê, experiência, técnicas e habilidades não lhes faltavam. É uma pena que o destino não lhe permitiu continuar patrulhando o espaço aéreo de Roraima e alçando voo no céu do Brasil. Faleceu no dia 04 de abril de 2007.

A Prefeitura Municipal de Boa Vista, através do Decreto Municipal de Nº 171/E, datado de 06 de julho de 2007, assinado pelo Prefeito, à época, Iradilson Sampaio de Souza, denominou de: “Praça Tenente-Aviador Fernando de Medeiros”, o espaço onde está a Área de Alimentação, ao lado do Portal do Milênio – na Avenida Capitão Ene Garcez. A Praça foi inaugurada na mesma data do Decreto: 06/07/2007.

A Base Aérea de Boa Vista (BABV) foi criada pelo Decreto Lei nº. 89.659, de 15 de maio de 1984, e instalada em Roraima através da Portaria nº. 1549/GM3, de 25 de outubro de 1984. Esta unidade militarfaz parte do 7º Comando Aéreo Regional (COMAR) –, sediado em Manaus/AM. O atual Comandante da Base Aérea de Boa Vista é o Coronel-Aviador Régis Augusto Peroba; E, o Subcomandante é o Tenente-Coronel Aviador Jorge Luiz Sampaio.

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala