CINEMA RORAIMENSE

Protagonizado por atriz indígena, filme “Fuga” estreará na Comunidade Campo Alegre

Longa tem como protagonista a atriz wapichana Lilith Cairú e direção de Aldenor Pimentel

A atriz wapichana Lilith Cairú é a protagonista de “Fuga” (Foto: Divulgação)
A atriz wapichana Lilith Cairú é a protagonista de “Fuga” (Foto: Divulgação)

O filme roraimense “Fuga” estreará na Comunidade Indígena Campo Alegre, em Boa Vista, como parte da programação da 6ª Semana do Audiovisual de Roraima (Seda-RR), organizada pelo coletivo Canoa Cultural, que ocorre até 28 de setembro. Realizado pela produtora arraia.br e dirigido por Aldenor Pimentel, “Fuga” tem como protagonista a atriz wapichana Lilith Cairú.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Além de “Fuga”, serão exibidos os curta-metragens: “A Turma das Emoções”, de Lisbeth Urbina; “DISQUETE, vol. 1”, de Laélia Lima Cardoso; “Entre as Nuvens”, de Alex Pizano; “Guariba Guabirú”, de Luiz Claudio Corrêa Duarte; e “Não Vale Um Centavo”, de Hemanuella Karolyne Moura Vieira. Também estão previstos na programação debates, oficinas e atividades formativas.

“‘Fuga’ é um dos maiores projetos de que eu já participei. A experiência foi incrível”, relatou Lilith Cairú. “É mais que um curta-metragem. É um pedaço da história que a gente guarda com carinho de lembrança”, complementou. Ao lado da atriz, fazem parte do elenco Ernandes Dantas, Luiz Coimbra, Felipe Medeiros e Anderson Nascimento, falecido em um acidente de trânsito um mês após as gravações.

Do gênero ação, “Fuga” conta com cenas gravadas entre outubro e novembro de 2024 em diferentes pontos turísticos de Boa Vista. Na trama, ao desembarcar no aeroporto de Boa Vista, Duda, uma jovem pessoa indígena, passa a sofrer uma misteriosa perseguição. “Quem é ela? Por que foge? Conseguirá se safar? Nesse eletrizante curta-metragem, as perguntas podem ser mais importantes que as respostas”, destaca a sinopse do filme.

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, após aprovação em 2023 em edital de audiovisual da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), “Fuga” tem dez minutos de duração e é o primeiro live action, filme com atores reais, dirigido por Pimentel, que também assina o roteiro, ao lado de Elisa Coimbra.

O filme teve ainda a Produção Executiva de Elisa Coimbra e Julhy Van Den Berg, a Direção de Fotografia de Adriana Duarte Bencomo, a Direção de Arte de Sabrina Jacome, a Direção de Som de Bebeco Pujucan, a trilha sonora de Bebeco Pujucan, Elson Arcos e Fábio Moura, o patrocínio das empresas Alfa Stillus, Óticas Caetano e Grupo GM, e o apoio cultural de D’ Hyper, S.W.A.T. Artigos Militares e Xandy dos Bonés.

O filme também foi selecionado para exibição pela mostra de cinema Filmmaker Sessions Volume 9, do condado de Buckinghamshire, na Inglaterra, prevista para ser realizada entre setembro e outubro deste ano. O trailer de “Fuga” está disponível no YouTube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=a1pN-y5gPJ0&feature=youtu.be

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.