CULINÁRIA RORAIMENSE

Prato “Macuxi da Terra” será atração gastronômica no Mormaço Cultural 2025

Evento multicultural acontece nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Parque do Rio Branco, em Boa Vista

O prato Macuxi da Terra é criação do chef roraimense Jorge Cardoso
O prato Macuxi da Terra é criação do chef roraimense Jorge Cardoso

O Mormaço Cultural 2025 chega com uma proposta que une música, arte, cultura e, principalmente, a gastronomia regional. Entre as opções que prometem atrair o público está o prato Macuxi da Terra, criação do chef roraimense Jorge Cardoso, que leva à mesa sabores marcantes da culinária amazônica.

A receita tem como base o arroz, acompanhado de carne de sol desfiada, queijo coalho e calabresa. O toque indígena vem do tucupi preto, que equilibra o conjunto de sabores. Os vegetais garantem crocância e leveza, enquanto dois tipos de aioli — de pimenta-de-cheiro e de buriti — acrescentam cremosidade, picância e doçura. O prato é finalizado com pó de ervas regionais e uma tuille de tapioca, que dá textura e sofisticação.

“Este prato é uma homenagem à cultura e aos ingredientes da Amazônia. Todos os anos buscamos inovar, mas sem perder a essência regional. O Macuxi da Terra é resultado dessa valorização da nossa identidade e tenho certeza de que vai agradar o público”, destacou o chef.

Diversidade gastronômica

O Mormaço Cultural contará com 25 barracas de chefs locais e 10 espaços de food trucks, reunindo o melhor da cozinha roraimense. O evento acontece nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Parque do Rio Branco.

Trajetória do chef Jorge Cardoso

Chef Jorge Cardoso

Natural de Roraima, Jorge iniciou sua carreira em 2010 e se formou em gastronomia em 2014 pelo Centro de Ensino Superior do Amazonas. Especializado em diferentes cozinhas do mundo, nunca deixou de valorizar os insumos amazônicos.

Reconhecido nacionalmente, Jorge é embaixador da gastronomia brasileira em Roraima e já conquistou o Prêmio Dólmã em 2019 e 2020. Atualmente, é chef executivo do restaurante Mori Wei, no Boa Vista Eco Hotel, onde combina técnicas internacionais com a biodiversidade regional.

Convidado especial

Chef Felipe Bronze

O festival também receberá o chef Felipe Bronze, formado pelo Culinary Institute of America e detentor de duas estrelas no Guia Michelin. No dia 20, às 10h, ele ministra uma aula prática no restaurante Sesc/Centro, voltada a empresários e apaixonados por gastronomia. À noite, visita a área gastronômica do evento, onde terá contato com os pratos regionais e interação com chefs e empreendedores locais.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.