O Espaço Usina Cultura deu início nesta segunda-feira (18) à oficina gratuita Cena Roraima, voltada à formação de atores e atrizes no estado. O projeto terá duração de três meses e faz parte das comemorações pelos 32 anos da Cia Arteatro e 18 anos do Espaço.
A abertura contou com a presença dos professores Fábio Furtado, Elder Torres e Paola Emperatriz, além dos gestores do Espaço, Márcio Sergino e Silmara Costa, e da mediadora cultural Gyulle Anne Teixeira Cunha.
As primeiras aulas estão sendo conduzidas por Fábio Furtado, ator e preparador corporal do Galpão Cine Horto (MG), que ministra uma semana intensiva de atividades. Ele destacou a diversidade dos participantes. “Temos uma turma muito potente e diversa, e essa diversidade é muito importante para o teatro. A expectativa é que seja uma semana prazerosa, engrandecedora e que dê bons frutos ao final do projeto”, afirmou.
Um dos participantes, Elivelton Magalhães, que já integra um grupo de teatro em Roraima, ressaltou a oportunidade de aprendizado. “Resolvi participar porque o Espaço Usina está trazendo grandes nomes do teatro brasileiro, como o Grupo Galpão, além de artistas locais. É uma cena única e uma oficina gratuita, nada melhor do que estudar e praticar mais teatro”, relatou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de Furtado, a equipe pedagógica é composta pelo dramaturgo e roteirista Elder Torres, a cantora e professora de canto Paola Emperatriz, e conta ainda com a orientação de Lydia Del Picchia, do Grupo Galpão. A formação inclui conteúdos teóricos e práticos em atuação, improvisação, técnica vocal e corporal, culminando na apresentação de cenas curtas em uma mostra teatral.
O projeto recebeu 134 inscrições e ampliou de 20 para 25 o número de vagas. Com 120 horas de carga horária, a oficina segue até novembro e é fomentada pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas – Espaços Artísticos.