O Brasil já tem representante para o Oscar 2026. A Academia Brasileira de Cinema anunciou a escolha de “O Agente Secreto”, novo filme de Kleber Mendonça Filho, como o indicado oficial do país à categoria de Melhor Filme Internacional no 98º Academy Awards.
A trama acompanha a história de Marcelo, um professor especializado em tecnologia, que decide fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar sua vida. Ambientado nos anos 1970 e estrelado por Wagner Moura, o thriller vem de uma trajetória bem-sucedida no Festival de Cannes, onde conquistou os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Ator e o troféu da crítica internacional Fipresci. A produção tem distribuição internacional garantida pela Neon, o que fortalece sua campanha no exterior.
A decisão encerra uma disputa marcada por debates acalorados. Além de “O Agente Secreto”, estavam no páreo “O Último Azul”, de Gabriel Mascaró, e “Manas”, de Marianna Brennand. Este último chegou a ganhar força nas últimas semanas após o ator Sean Penn ter sido anunciado como produtor executivo da película. Ele e a atriz Julia Roberts promoveram uma exibição do filme em Los Angeles, além de manifestações públicas de grandes produtores do cinema e de empresas brasileiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do comentário em torno de “Manas” e do prestígio crítico de “O Último Azul”, a comissão de seleção composta por 15 membros apostou na força já consolidada do novo trabalho de Mendonça Filho, muito em razão das suas premiações em Cannes. O cineasta defendeu que a indicação oficial do país é estratégica para ampliar as chances de visibilidade internacional.
Com o anúncio, “O Agente Secreto” inicia oficialmente sua corrida pelo Oscar e busca repetir o feito de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vencedor da estatueta na edição passada. A previsão é que o filme chegue aos cinemas brasileiros em 06 de novembro de 2025.
Confira o trailer: