Variedades

Molho de pimenta com manga e tucumã se transforma em negócio rentável

Após a pandemia, Val começou a produzir as pimentas que fazia para a família em maior escala

Empreender é sempre um grande desafio, começar algo do zero requer coragem e persistência, ainda mais em um período de pandemia. E foi com essa vontade, que a empreendedora Valdeniza Bezerra criou as Pimentas Daval com receitas diferenciadas e inovadoras.

A ideia de empreender veio de conversas com a família, Val buscava montar um negócio que refletisse sua vontade de crescer e também sua exigência com a qualidade. Outro ponto que ela queria destacar, foi utilizar frutas que poderiam ser facilmente encontradas em Roraima como a manga e o abacaxi.

“Montar um negócio que realmente reflita aquilo que há de bom dentro da gente é algo mágico. Isso sempre foi pauta de conversas com minha família, pois minha veia para os negócios já deu vazão a empreendimentos diversos, todos em pequena escala. No caso específico da “Pimentas Daval”, que tem uma pegada absolutamente artesanal, a ideia surgiu nessas conversas familiares” conta.

Segundo ela, um prato bem temperado com pimenta faz parte do seu cardápio desde a infância. “Uma relação de amor, apesar de eu não ser tão forte e intensa em termos de apreciação. Devido a isso, fabrico molhos de pimentas caseiras há muito tempo, para o consumo no lar, e ouvia sempre daqueles que os provavam que minha produção deveria ser ampliada e compartilhada com o mundo, uma vez que era muito boa. Em determinado ponto, considerando o amplo retorno às atividades sociais pós fase aguda da pandemia, internalizei essa resolução e decidi que era ora de torná-la realidade “, contou.

Sabores diferenciados

Na tenda, os clientes podem encontrar temperos e pimentas, tais como Murupi, pimenta do bode, dedo-de-moça, Habanero, Malagueta, Trinidad Scorpion, Bhut Jolokia e Carolina Reaper, na forma de molhos e conservas diversas tipo picles, em um modo de produção artesanal.

Além das pimentas de manga e abacaxi, os clientes também podem encontrar receitas diferentes.  “Temos incluído ainda em nossos experimentos molhos de pimenta com cachaça, tucumã, pequi, manga e abacaxi, o que, aliás, agradou bastante nossos provadores” disse.

Transformando o sonho em realidade

Val conta que estruturou o seu negócio com uma equipe de seis pessoas e tem vivido uma experiência incrível. A vontade de aprender mais na área fez com que buscasse mais informações sobre o empreendedorismo para aprimorar o negócio. Atualmente, consegue vender cerca de 200 molhos e conservas. 


Val conta que estruturou o seu negócio com uma equipe de seis pessoas (Foto: Arquivo pessoal)

As pimentas são indicadas para que tipos de pratos?

Val diz que a indicação da pimenta é para vários tipos de prato.  “Temos realizado testes de degustação diversos, nos quais as Pimentas Daval têm demonstrado uma boa harmonização com pratos distintos, como comida trivial, massas, caldos, sopas e caldeiradas, acarajé, peixes, churrascos, sanduíches, hambúrgueres artesanais e até mesmo com hossomakis combinados com Molho Tarê, prato típico da culinária japonesa.
Percebemos também que com salgados, pastéis e arepas fica um delícia” diz Val.


Na tenda, os clientes podem encontrar temperos e pimentas, tais como Murupi, pimenta do bode, dedo-de-moça, Habanero, Malagueta (Foto: Arquivo pessoal)

Onde encontrar?

Atualmente, as vendas da pimenta Daval têm ocorrido principalmente nos locais de feira de rua, como a Feira do Garimpeiro e na feirinha da Toca da Bruxa localizada na avenida. Benjamin Constant, 761 – Centro. 

Val também faz a venda direta ao cliente, de modo itinerante por meio do whatsapp 95 99112-5151 ou pelo instagram @delicias.daval.rr ou no facebook como Pimentas Daval.

Por Raísa Carvalho