Variedades

Maior paçoca do mundo começa a ser preparada para ser servida em Arraial

A expectativa é chegar próximo a 1.100 quilos

A “Maior Paçoca do Mundo” começou a ser preparada para ser servida ao público no próximo sábado, 18, no arraial Boa Vista Junina 2022. A expectativa é bater o record de 2019 e chegar próximo a 1.100 quilos.

A pesagem será ao vivo às 18h e a iguaria será servida a partir das 19h. Esse ano, a banana também será servida ao público. A Paçoca estará concentrada na ‘Casa de Farinha’, especialmente preparada para abrigar o alimento. O público poderá visitar o espaço que simula um cenário de uma tradicional casa de farinha, comum nas comunidades indígenas e áreas rurais. Lá estará o enorme tacho com fogo artificial simulando a torragem


Alda Amorim, Superintendente de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura. (FOTO: Nilzete Franco/ Folha Bv)

De acordo com a superintendente de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Alda Amorim, devido a pandemia, a distribuição será diferente das edições anteriores. A população irá receber a paçoca em embalagem de 50 gramas, lacrada.

“A ideia é garantir mais segurança e higiene, evitando o manuseio constante de quem vai servir. A grande novidade é que esse ano cada potinho de paçoca irá acompanhar uma banana. Essa ação promocional é importante para o turismo e economia local, entre outros benefícios”, explicou Alda.

HISTÓRICO

A tradicional paçoca entrou para a história no Boa Vista Junina 2015, atingindo aproximadamente meia tonelada. Porém, em 2019 atingiu sua maior marca, foram servidos 1.050 kg ao público. Na receita foram usadas duas toneladas de carne seca, que reduz de volume durante o processo de cozimento, e aproximadamente 400 kg de farinha.


A expectativa é bater o record de 2019 e chegar próximo a 1.100 quilos. (FOTO: Nilzete Franco/ Folha BV)