O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove, no dia 2 de outubro, em Boa Vista, a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais de Preservação e Salvaguarda do Patrimônio. A atividade será realizada no ponto de cultura Ulisses Manaças, no bairro Alvorada, das 18h30 às 22h, e terá certificado de participação.
A oficina é voltada para produtores culturais, educadores, moradores de centros históricos, comunidades ligadas a territórios culturais, trabalhadores do setor e detentores de bens de natureza imaterial. O objetivo é capacitar agentes da sociedade civil para desenvolver projetos que fortaleçam a preservação do patrimônio cultural, utilizando editais públicos e privados, leis de incentivo e programas de fomento, como a Política Nacional Aldir Blanc.
Oficina de Preservação
As atividades serão conduzidas por Clara Marques, gestora cultural e coordenadora-geral de Fomento e Economia do Patrimônio do Iphan. O ciclo de oficinas já percorreu cidades como Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Natal (RN) e Teresina (PI). Ainda este ano, também estão previstas edições em Rio Branco (AC) e Manaus (AM).
A iniciativa em Boa Vista conta com apoio do Memorial de Narrativas e Práticas Socioculturais em Roraima, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Para se inscrever, os interessados devem acessar o link e realizar o cadastro.