Variedades

Inscrições para concurso literário Palavradeiros 2025 inicia dia 10 de setembro

Período de inscrições vai até dia 13 de outubro

Concurso é voltado para estudantes (Foto: Reprodução)
Concurso é voltado para estudantes (Foto: Reprodução)

Os jovens escritores de Roraima devem ficar atentos para os próximos dias. A partir de 10 de setembro estarão abertas as inscrições gratuitas para o Concurso Literário Palavradeiros 2025, iniciativa que há quase uma década revela talentos e fortalece a escrita no Estado. O certame, organizado pelo Espaço de Leitura Aldenor Pimentel, homenageia este ano a escritora makuxi Sony Ferseck, fundadora da Wei Editora.

O concurso é voltado a estudantes de escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Roraima, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Podem concorrer qualquer aluno(a) de escola pública de ensino fundamental ou médio de Roraima, com obras inéditas, em Língua Portuguesa, desde que observem as exigências de cada categoria e modalidade. A publicação em blogs pessoais e redes sociais não invalida o ineditismo. 

As inscrições estarão abertas até 23h59 do dia 13 de outubro de 2025 e somente serão aceitas inscrições via correio eletrônico, endereçadas a [email protected], com o texto literário em anexo, em formato .doc, .docx ou similar. Os interessados devem acessar o regulamento disponível on-line para conferir mais detalhes sobre inscrições e prazos. O resultado final será divulgado publicamente até o dia 13 de novembro de 2025.

Serão premiados kits de livros para os três primeiros colocados em cada categoria, além de reconhecimento público e acervo para as escolas vencedoras. O tema é livre, estimulando criatividade e expressão autoral. Nas categorias Fundamental I (1º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano), serão aceitos apenas poemas. Já no Ensino Médio, os candidatos poderão concorrer com poemas ou contos.

Criado em 2016, o Palavradeiros tem como meta difundir a literatura local e nacional, estimular o hábito da leitura e dar visibilidade à voz de jovens autores. A ação integra o projeto cultural de Wilkinson de Oliveira, aprovado para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio de edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR) destinado à manutenção de espaços culturais.

Mais que um concurso, o Palavradeiros se consolidou como vitrine de narrativas genuinamente roraimenses. Instalado no bairro Nova Canaã, em Boa Vista, o Espaço Cultural Harmonia, que abriga o Espaço de Leitura Aldenor Pimentel, a Sala de Dança Isabel Santos e o Salão das Artes, tem histórico de incentivar saraus, lançamentos de livros, festivais e projetos de formação de leitores.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.