A Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, lançou a segunda edição do Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2025, iniciativa que integra o Programa Funarte Memória das Artes.
O objetivo é reconhecer e valorizar artistas que são referência em diferentes linguagens, como artes visuais, circo, dança, música e teatro, em todas as regiões do País.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 17h59 (de Brasília) do dia 29 de setembro de 2025. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (29).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reconhecimento e valorização
Com investimento total de R$ 3 milhões, a premiação contemplará 30 mestras e mestres das artes. Cada um deles receberá R$ 100 mil, assegurando a distribuição mínima de três prêmios por região do Brasil.
Seguindo diretrizes de inclusão e diversidade, o edital reserva ao menos 20% dos recursos para pessoas negras, 10% para indígenas e 10% para pessoas com deficiência.
Quem pode ser indicado
Entre os critérios para participar, é necessário que as mestras e mestres tenham:
- Idade igual ou superior a 60 anos;
- Atuação artística por, no mínimo, dez anos no Brasil;
- Trajetória destacada, contínua e reconhecida por organizações da sociedade civil e pela comunidade, com caráter coletivo e institucional.
Um detalhe importante é que a candidatura não pode ser feita diretamente pelo artista: as propostas devem ser apresentadas exclusivamente por terceiros, como instituições e coletivos que reconheçam a relevância da trajetória da mestra ou do mestre.
Valorização cultural
O prêmio busca fortalecer a memória cultural brasileira ao destacar personalidades que, com sua arte, marcaram comunidades e territórios. “Ao reconhecer essas trajetórias, a Funarte reforça a importância das artes como patrimônio vivo do país”, destaca o edital.