
Roraima conquistou três prêmios no II Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia (FERA), realizado entre os dias 12 e 14 de dezembro, em Belém (PA). O evento ocorreu no Museu da Imagem e do Som e na Casa da Linguagem, reunindo roteiristas e produtores de toda a região Norte.
Os projetos roraimenses premiados foram “Jaider Esbell: eu não ando só”, escrito pela jornalista e cineasta Vanessa Brandão, venceu na categoria melhor roteiro/argumento de documentário de longa-metragem. Já o roteiro “Tapioca com arepa”, de autoria do roteirista Elder Torres, foi premiado como melhor roteiro de série de ficção. Ambos os projetos são vinculados à produtora roraimense Platô Filmes.
Outro destaque foi o projeto “Terra mãe”, assinado por Ana Karina e pelo cineasta Éder Santos, vencedor na categoria roteiro/argumento de série documental.
O FERA é uma iniciativa da Duda Filmes, contemplada pela Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura. O festival é considerado um dos principais do país voltados ao desenvolvimento de roteiros audiovisuais da Amazônia, funcionando também como laboratório de storytelling e espaço de articulação de mercado para o setor na região Norte.
Nesta edição, o festival recebeu 71 inscrições, incluindo longas-metragens, curtas e séries, tanto de ficção quanto documentais. Ao todo, 19 projetos foram selecionados, representando os sete estados da região Norte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE