Boa Vista recebe até o dia 28 de agosto, o Festival dos Povos da Floresta, evento itinerante que valoriza a diversidade cultural da Amazônia e dá visibilidade aos povos originários e comunidades tradicionais da região. Boa Vista é a segunda cidade a sediar a iniciativa, idealizada pela organização da sociedade civil Rio Terra.
A proposta do festival é reunir artistas, mestres da cultura popular, representantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos, migrantes e comunidades urbanas em um espaço de celebração e intercâmbio cultural.
Exposição imersiva e programação diversa
De acordo com a curadora Aline Morais, a exposição multi-linguagem será o ponto alto da edição em Boa Vista. A mostra oferecerá uma experiência imersiva, com visitas guiadas e tecnologia de óculos 3D para realidade aumentada. A curadoria é descrita como “coletiva e orgânica”, permitindo que novos artistas se integrem a cada cidade por onde o festival passa.
As atividades acontecem no Teatro Municipal e são abertas ao público:
- 22 de agosto – Abertura oficial com inauguração da exposição e roda de conversa.
- 22 a 28 de agosto – Exposição aberta diariamente das 8h às 19h30.
- 23 a 25 de agosto – Apresentações musicais, na sexta e sábado às 19h30, e no domingo às 19h.
Cultura amazônica em evidência
O podcast Coffee Pub também dedicou seu último episódio ao festival, com a participação de Aline Morais. Durante a entrevista, ela destacou a importância de dar visibilidade aos povos do Norte do Brasil e de reforçar a conexão entre o público e as raízes amazônicas.
O festival busca não apenas difundir manifestações culturais, mas também fortalecer o diálogo e a valorização das histórias que compõem a diversidade amazônica.