No próximo sábado (30) tem a Feirinha do Furdunço, evento com entrada gratuita que reúne rodas de conversa unindo arte, shows musicais e uma feira cultural com comidas regionais e artesanato local. A programação inicia às 17h, no espaço Casa da Mãe Preta.
A feira, então, inicia com o Projeto Ponto a Ponto: Chá de Memórias. Essa iniciativa busca valorizar histórias e trajetórias de mulheres que costuram afetos e resistências por meio da memória.
Além disso, às 18h, haverá a Roda de Conversa com mulheres negras e indígenas. A ideia é promover diálogo e reflexão sobre ancestralidade e lutas sociais.
A partir das 20h, é a vez da gravação do Pocket Show da cantora Ingrid Narrara, que apresentará canções autorais.
Ademais, a noite terá muita música brasileira com as Divas do Samba, às 21h30. Depois, o Grupo de Pagode Nesse Skema sobe ao palco.
Espaço Casa da Mãe Preta
A Casa da Mãe Preta, em Roraima, é um espaço de referência cultural e comunitária. Fundada por Mãe Preta, líder comunitária e sacerdotisa da Umbanda, a instituição nasceu com a proposta de preservar saberes tradicionais de matriz africana e, ao longo dos anos, ampliou sua atuação.
Hoje, portanto, funciona como instituto cultural, promovendo oficinas, celebrações e projetos voltados para a valorização da cultura popular. Além disso, a casa busca estimular a economia criativa em territórios periféricos.
Uma das iniciativas é a Feira do Furdunço, que busca dar visibilidade a empreendedores locais, especialmente mulheres e jovens.
“A Feira do Furdunço é, portanto, um convite. Viver esse momento com a gente, é apoiar quem empreende e fortalece quem transforma a comunidade com sua arte, sua coragem e seu trabalho”, destacou a responsável pela casa, Ana Cristina Silva.
Serviço
- O que: Feirinha do Furdunço;
- Data: Sábado (30/8);
- Horário: 17h à 0h;
- Local: Casa da Mãe Preta – Avenida São José, 602, Alvorada;
- Entrada: gratuita.