Entretenimento

Radialista relembra trajetória nos mais de 16 anos de carreira em Roraima

Data é comemorada anualmente em 13 de fevereiro; apresentador da Rádio Folha ajuda população a reivindicar necessidades através dos programas

O Dia Mundial do Rádio é comemorado neste domingo, 13 de fevereiro. Este meio de comunicação não sai de moda, se reinventa e está entre os que atingem maiores audiências. Em Roraima, um dos profissionais que se destacam é o radialista, apresentador e coordenador de programação da FolhaFM, Natanael Vieira, que está há mais de 16 anos atua no rádio e leva uma programação informativa à população. 

“Eu comecei no rádio em 2005, numa emissora comunitária da minha cidade, Monte Alegre, no Pará. Foi feito um concurso para escolha de um apresentador, e eu passei em primeiro lugar. Então, a minha carreira no rádio começa ali. Em 2007, eu vim para Boa Vista e no mesmo ano eu entrei na Rádio Folha, onde estou até hoje, comandando os noticiários”, lembrou. 

A data comemorada mundialmente tem como objetivo conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação. Mesmo muitas pessoas falando sobre o fim deste meio de comunicação, ele se mantém vivo e chega em lugares que outros meios não atingem. 


Programação da FolhaFM é variada para atender todos os gostos  (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O poder do rádio

Segundo o radialista, entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências,  continua a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. Para ele, dar voz e vez ao pedido da população é muito gratificante para a carreira, além de ser uma responsabilidade.

“Ajudar a população a reivindicar alguma necessidade é motivo de orgulho para mim, porque a gente consegue através da comunicação resolver problemas básicos que a população precisa. É assim que o comunicador pode ajudar, cobrando junto dessas pessoas”, disse, ao acrescentar que os ouvintes têm espaço na FolhaFM e fazem reivindicações, cobram autoridades e pedem melhorias para as ruas, vicinais, pontes quebradas no interior e outros. 

A programação da FolhaFM é variada para atender todos os gostos. Entre os programas estão: Manhã Sertaneja, Bom Dia Roraima, É Show!, Jornal da 100.3, Quem é Quem, Da Hora, Hora do Mussão, Forró Nordestino, MPBoa, Agenda da Semana, Amor & Paixão, entre outros.

Origem do Dia Mundial do Rádio  

A data é comemorada em homenagem a primeira emissão de um programa da Rádio das Nações Unidas, em 1946. A transmissão do programa ocorreu simultaneamente para um grupo de seis países. 

A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.