Entretenimento

Pedagoga cria canal com dicas de produtos de limpeza e organização da casa

  . Karina Laggo ensina a como fazer uma boa faxina e manter o espaço organizado

Como fazer uma boa faxina e por onde começar? Quem mora sozinho ou não conta com a ajuda de uma empregada doméstica ou diarista, cedo ou tarde vai precisar se deparar com a tarefa de limpar a casa, lavar e passar as roupas – algo que pode tomar muito tempo se você não souber como organizar a limpeza.

Para dar dicas de organização e como usar corretamente os produtos de limpeza a roraimense Karina Laggo de 31 anos criou o canal @trazlimpeza no instagram.

Karina  tem formação em pedagogia, licenciada em matemática com mestrado em ciências da educação. Ela conta que começou a ter necessidade de procurar produtos antialérgicos devido à irmã, mas sempre se interessou por organização.

Após ter tido Covid-19, sua irmã contraiu diversas alergias, e teve sequelas severas. “Ela tem alergia a quase tudo, a máscara descartável, a touca descartável, ao sabão em pó, detergente, água sanitária. Foi quando começamos a procurar por produtos que ela poderia usar, mas em Boa Vista, ainda é difícil encontrar esse tipo de produto” explicou.

Muitos produtos, como água sanitária e cloro, podem acabar estragando seus móveis e roupas, se não forem utilizados do jeito certo, e ainda, podem causar reações alérgicas à sua família.


Além de abordar o assunto no instagram, Karina resolveu ser revendedora dos produtos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Foi quando eu percebi que esses produtos também me faziam mal e mas eu continuava usando. Cada vez que precisava lavar o banheiro, eu espirrava. Tinha muita rinite alérgica, então procurei esses produtos na forma de ajudar a minha irmã e percebi que muitas pessoas tiveram os mesmos sintomas. Esses produtos são escassos na nossa cidade, até nas farmácias não encontra” disse.

Além de abordar o assunto no instagram, Karina resolveu ser revendedora dos produtos. “A ideia do Instagram é dividir ideias de limpeza, aquelas receitinhas da vovó, o que fazer quando precisar tirar manchas, como lavar uma roupa branca, quando usar um sabão de coco e outras dicas. Compartilhar informações que irão ajudar, mas também ensinar aqueles que têm dificuldades com os produtos de limpeza. Com isso, eu também ofereço os produtos” relatou.
 
Os produtos mais vendidos em sua revendedora são o sabão de coco, aromatizantes de ambientes e o lava-louças. “Esses produtos não agridem as mãos, tiram gorduras e não causam espirros e alergias. E tem até produtos que ajudam a respirar melhor. Todos eles são hipoalérgicos, ajudam no bem estar. As pessoas que mais buscam por esses produtos e dicas são os idosos, mães e pais que procuram produtos para bebê que têm a pele mais sensível” explanou.
 
 Guarda essa dica
 
Uma regra geral é começar a limpeza pelos quartos e sala, para depois limpar a cozinha e, por último, os banheiros. Comece retirando o grosso da sujeira e da poeira com a ajuda de uma vassoura ou aspirador de pó. Um espanador com microfibras ou um mob também dá conta do recado de forma econômica, pois a sujeira gruda nele e não volta para o ambiente.
 
“Pelo menos uma vez por semana, é bom fazer uma faxina geral, desde o forro até o chão, de cima pra baixo, principalmente com produtos menos agressivos, utilizar um espanador, usar o pano úmido, e o que puder lavar, sempre lavar, tirar a poeira dos objetos, e sempre limpar o filtro do ar-condicionado. Usar um mob, que tenha um balde que faz com que você não tenha contato com a sujeira. O mob já traz um baldinho, e traz praticidade tanto para dona de casa como para quem trabalha com limpeza” reforça.
 
Use os produtos certos para cada finalidade, para evitar desperdício de tempo e dinheiro. Se proteger também é necessário. “Depois da pandemia, todos nós ficamos um pouco neuróticos com a limpeza, utilizar a máscara para não inalar a poeira, usar a luva de borracha que não agride a pele, usar uma chinelinha de borracha para que não ocorra acidentes. O primeiro cuidado que se deve ter é com você mesmo” conta.

View this post on Instagram

 “Quando você chega num ambiente onde está tudo bagunçado, onde está tudo sujo, você não sente vontade de trabalhar, ou quando chega em casa para descansar e tem uma pilha de louças para lavar, gosto de dar o  se você vai ao banheiro e o vaso está fedorento, a cesta de papel está cheia, você fica até sem vontade de fazer suas próprias necessidades. O ambiente limpo e organizado faz bem até para a convivência da casa ou do trabalho, traz tranquilidade, traz criatividade para exercer as tarefas e com isso qualidade de vida” finaliza a empreendedora.

Por Raísa Carvalho