Entretenimento

Criador do Orkut reativa o site e promete novas tecnologias

Num clima nostálgico, ele relembrou o lançamento da rede social há 17 anos e como o feito alcançou mais de 300 milhões de usuários

Você lembra do Orkut? Uma das primeiras redes sociais usadas pelos brasileiros, o orkut foi um fenômeno no mundo virtual, que depois de um tempo perdeu forças para o facebook e o twitter e acabou sendo encerrado pelo seu criador Orkut Buyukkokten.

A novidade, é que ele acaba de ser reativado, e promete trazer inovações para quem quiser criar uma conta. Quem acessar o site orkut.com irá se deparar com uma mensagem do seu dono.

“ Eu sou o Orkut. Dezessete anos atrás eu comecei uma pequena rede social enquanto eu era engenheiro no Google. Em apenas alguns anos, essa rede social – orkut.com – cresceu para uma comunidade de mais de 300 milhões de pessoas.

Acredito que o orkut.com encontrou uma comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram suas fotos” 
O site ainda deixa um espaço para quem quiser receber mais informações, para isso basta deixar o seu email.
 
Mestre em comunicação, a jornalista Cyneida Correa se sente nostálgica com o possível retorno da plataforma. Para ela, é possível que as pessoas retomem o interesse em um site que marcou a vida de muitos ‘internautas’.
 
“Tudo que é novidade tem possibilidade de “bombar” nas redes. A parte mais interessante do orkut, é que muitas pessoas se conheciam pelas características em comum, uma das comunidades que mais me marcou foi a “Eu odeio acordar cedo” relembra.
Para ela, o criador deverá trazer nossas possibilidade de uso. “São dez anos que o orkut deixou de existir, e isso é muito tempo na janela tecnológica, o mundo mudou muito rápido, hoje o aplicativo que é mais famoso entre os jovens é o TikTok que mostra um novo perfil do usuário” contou.
 
“O orkut era uma rede social muito bacana e estou curiosa para saber quais serão as novidades. Acredito que no meio jornalísticos, os sites e jornais deverão aderir a mais essa possibilidade de informação” finalizou.
 
Orkut
 
A rede social foi criada em janeiro de 2004 e logo virou um fenômeno. O Brasil era o principal público do Orkut, que chegou a ter 30 milhões de usuários ativos por aqui. O Google comprou a rede social em 2008 e anunciou o seu fim em 2014. Sua principal característica eram as comunidades, que reuniam as pessoas pelo o que elas tinham em comum. Havia também os fóruns, onde as pessoas davam opiniões.

Por Raísa Carvalho