Entretenimento

Candidatas ao Miss Roraima Indígena participam de oficina preparatória

Confira o perfil das candidatas

As 11 candidatas ao Miss Roraima Indígena 2021 participam neste sábado,18,  do concurso que irá ocorrer, às 19h30, no Palácio da Cultura.O concurso é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Comunidade Indígena Nova Esperança (PRONESP), localizada na Terra Indígena de São Marcos, município de Pacaraima, que busca promover a valorização da beleza regional. Diferente dos concursos de beleza habituais, a seleção das vencedoras não obedecerá os padrões do mercado estético.

A escolha da Miss Roraima Indígena 2021 acontecerá com os  desfiles de apresentação e com trajes típicos indígenas.

Perfil das Candidatas


Legenda

Chrys Hemilly “Kazaryaba” Colares Carneiro

É a Miss Cantá Indígena 2021. É da etnia Wapichana, da comunidade Tabalascada (cantá), está cursando o Ensino Médio e contribui nos projetos desenvolvidos dentro da comunidade voltados para os jovens (Piscicultura e Viveiro de Mudas). Como Miss, uma das suas principais preocupações é divulgar a Cultura, os costumes e a língua indígena. Participa do concurso para chamar mais atenção para a questão da preservação da natureza (desmatamento e queimadas) dentro da minha Comunidade.


Legenda

Eyshila Victoria “Xuwixuxi” Santos Silva

Tem 16 anos, é da etnia Sapará, do município de Uiramutã, e está cursando o ensino médio. Gosta de contribuir na realização de eventos culturais na comunidade, juntamente com o tuxaua e ajudá-lo na representação de sua comunidade e região. Como Miss pretende ajudar na divulgação de turismo e agricultura familiar na comunidade e projetos coletivos. A participação no Miss Roraima Indígena 2021 tem o objetivo de divulgar o nome da comunidade, cultura, dança, pintura, tranças, florestas, rios, a importância da linguagem e a vivência do dia a dia.


Legenda

Hemilly Augusta “Kaiwono” da Silva Rocha

É da etnia Macuxi, do município de Normandia, está cursando o quarto semestre do ensino superior, atualmente contribui, durante estágios, ajudando professores nessa época de pandemia. As suas principais preocupações com a sua é ajudar a divulgar os problemas que envolvem desde questões de saúde a infra-estrutura. A participação no Miss Roraima Indígena 2021 tem o objetivo de ajudar a dar visibilidade às belezas turísticas do município e ajudar na solução dos problemas.


Legenda

Joana Darc “Wiz” de Souza Silva

Tem 17 anos, é da etnia wapichana e está cursando o Ensino Médio. É da Comunidade Nova Esperança (Pacaraima). Gosta de contribuir na mobilização de jovens para o estudo, a cultura, o esporte. Como miss tem a possibilidade de ajudar a divulgar o turismo na sua região e fortalecer a sua ação em prol dos jovens da comunidade. A  participação no Miss Roraima Indígena 2021 pode contribuir para divulgar principalmente o turismo, hoje uma importante fonte de renda.


Legenda

Juliana Vitória “Tukui” Saraiva Silva

Tem 18 anos, é da etnia Macuxi e vive em Boa Vista. Atualmente está cursando o Ensino Médio. Como miss pretende chamar a atenção para a situação da saúde indígena, que sofre com a falta de atendimento e de ações preventivas.. A participação no Miss Roraima Indígena 2021 é para divulgar e conscientizar sobre a causa indígena e a realidade das comunidades, além de mostrar o artesanato como um evento turístico com a realização do festival da Panela de Barro Macuxi.


Legenda

Lennys Tairen “Tukuy Pachi” Gonzalez Fernandez

É a Miss Indígena Pacaraima 2021. Tem 21 anos, é artesã,  da etnia Taurepang e vive na Comunidade indígena Kauwê (Município de Pacaraima). Contribui promovendo o desenvolvimento comunitário para a produção de artesanato, aproveitando os recursos naturais da comunidade, bem como áreas de lazer e divulgar a cultura indígena Taurepang. Como miss  busca o reconhecimento da comunidade indígena Kauwê a nível turístico, facilita o acesso à comunidade, promove um centro de comunicação que serve para o desenvolvimento educacional, cultural e turístico da comunidade. A participação no Miss Roraima Indígena 2021 é para chamar a atenção para promover o desenvolvimento do turismo cultural e ter a infra-estrutura que a comunidade necessita (pousada, restaurante, loja de artesanato, museu, centro de informação, guia de turismo de formação), principalmente. serviços básicos de água e eletricidade.

Mari “Baydukuryaba” Williams

É a Miss Indígena Alto Alegre 2021. Tem 18 anos, é das etnias Wapichana (pai) Macuxi (mãe), é técnica em Aquicultura e cursa licenciatura em Matemática (UERR). Vive na comunidade Raimundão (Município de Alto Alegre). Contribui atualmente com a criação da associação dos agricultores familiares da comunidade indígena Raimundão para que possamos assim construir uma base de apoio para a produção. A participação no Miss Roraima Indígena 2021 vai contribuir na visibilidade da feira agrícola que acontece na comunidade Raimundão, onde ocorre a cominação dos produtos produzidos ao decorrer do ano, bem como um olhar novo para as comunidades do município na qual também tem suas produções, feiras e festejos. Além disso, o município em si ganharia mais reconhecimento por ser um dos que se destacam na área da agricultura, piscicultura e pecuária.

Myrllãne Brenny “Tukui” Pinho das Neves

Tem 17 anos  é da etnia  Macuxi e esta cursando o Ensino médio. Atualmente vive no município de Pacaraima, onde contribui em ações de conscientização sobre como melhor cuidar do ambiente em que vivemos, preservando mais a natureza. A principal preocupação é o cuidado das pessoas em relação à natureza. Ajuda a incentivá-las a ter mais amor pelas coisas que a rodeiam que é a “natureza”, fazendo com que a cada dia ela possa ser mais valorizada. A participação no Miss Roraima Indígena 2021 pode contribuir para divulgar as belezas turísticas da região, tais como: as cachoeiras, as serras, mas com a preservação do meio ambiente.

Raymilen “Wei” Dias Rodrigues

Tem 18 anos, é da etnia macuxi, está cursando o ensino médio e vive na comunidade Água Fria (Município de Uiramutã). Contribui na comunidade ajudando  a divulgar os projetos sociais,sobre as culturas, dá mais visibilidade  a comunidade, mostrar os pratos típicos, pontos turísticos e as passagem. A sua principal preocupação é melhorar o acesso à comunidade. A participação no Miss Roraima Indígena 2021 vai ajudar a divulgar a importância de divulgação das ações de preservação na natureza.

Suzana “Susuy” Andrade Paulino

Tem 19 anos, é da etnia Wapichana e vive na comunidade Araçá da Serra (Município de Normandia). Contribui com a comunidade usando as habilidades como técnica em Aquicultura, propondo novos projetos, relacionados à  piscicultura e aquaponia. As suas preocupações também envolvem a cultura, a educação e a saúde. A participação no Miss Roraima Indígena 2021 pode contribuir para divulgar as atrações  turísticas, os produtos artesanais, e também para conseguir apoio para novos projetos que possam ser implantados, nas áreas de saúde, educação e outros.


Legenda

Thayná “Wiriaba” Silva Gomes

É a Miss Boa Vista Indígena 2021, tem 17 anos, é da etnia Wapichana, está cursando o Ensino Médio e vive em Boa Vista. As suas principais preocupações envolvem a questão da discriminação que sofremos diariamente por ser indígena morando na capital e sem ter direito igualitário, os acessos às políticas públicas em questão da saúde, educação, e saneamento básico nas periferias da cidade. É preciso combater esses preconceitos tanto na minha Maloca Grande quanto nas comunidades indígenas. A participação no Miss Roraima Indígena 2021  é uma oportunidade para apresentar os problemas em questão da saúde, educação e ausência do poder público. Queremos direitos igualitários entre as comunidades e a capital, harmonia e paz. Queremos ações sociais para os povos indígenas e desenvolvimento dos projetos de cada organização indígena a serem colocados em prática dentro da minha grande maloca.